Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



A Espia do Oriente

por Magda L Pais, em 30.04.17

25395496.jpg

A Espia do Oriente de Nuno Nepomuceno
Freelancer - Livro II
ISBN: 9789897061479
Editado em 2015 pela Top Books
 
Sinopse

Dubai, Emirados Árabes Unidos.
De férias na região, um investigador norte-americano é raptado do hotel onde se encontrava instalado. Uma nova pista sobre um antigo projecto de manipulação genética é descoberta e a Dark Star, uma organização terrorista internacional, está decidida a utilizar os conhecimentos deste cientista para ganhar vantagem.
Contudo, de regresso à Europa, uma das suas operacionais resolve trair o sindicato do crime e oferece-se para trabalhar como agente dupla ao serviço da inteligência britânica. O mistério adensa-se quando esta mulher, de nome de código China Girl, impõe como única condição colaborar com André Marques-Smith, o director do Gabinete de Informação e Imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros português e espião ocasional.
Obrigados a trabalhar juntos para evitarem um atentado a uma importante líder europeia, uma atmosfera tensa, de suspeição e desconfiança, instala-se de imediato entre os dois. Mas que segredos esconderá esta mulher, cujo próprio nome é uma incógnita? Serão as suas intenções autênticas? Será o espião português capaz de resistir à sua invulgar e exótica beleza?
Vencedor do Prémio Literário Note! 2012, Nuno Nepomuceno regressa com A Espia do Oriente, o segundo livro da série Freelancer. Por entre os cenários reais de Budapeste, Berlim, Londres, Courchevel, Dubai e Lisboa, o autor transporta-nos para um mundo de mentiras, complexas relações interpessoais, e reviravoltas imprevisíveis. Uma reflexão profunda sobre os valores tradicionais portugueses, contraposta com a sua já habitual narrativa intimista e sofisticada, e que vai muito além do tradicional romance de espionagem.

A minha opinião

Comprei este livro em desespero. Era o único que me dizia alguma coisa dos que estavam numa livraria a que recorri depois de passar umas horas valentes no hospital à espera que o marido fizesse um exame. Tinha começado - e acabado - o segundo volume d'O Herói das Eras e ainda me esperavam umas horitas de espera por isso, quando sai para almoçar, comprei A Espia do Oriente.

Juntou-se, portanto, a minha curiosidade para ler Nuno Nepomuceno - uma vez que já tinha lido várias opiniões bastante positivas, sendo que a classificação do Goodreads até é bastante boa (4,23) - à minha necessidade de arranjar um livro para ler.

Tenho, obrigatoriamente, de dividir esta opinião em duas partes. Primeiro a história, a trama do livro que, a meu ver, é bastante interessante (apesar deste ser o segundo livro consegue-se ler de forma independente dos restantes), com surpresas e volte-faces q.b.. Se tivesse que avaliar apenas a história daria um 3,5 a caminho do 4 (num máximo de 5).

No entanto a escrita é, quanto a mim, demasiado rebuscada e pouco interessante. Frases excessivamente curtas intercalam-se com frases muito curtas tendo, pelo meio, frases curtas. Alguns flashsback das personagens estão misturadas com os acontecimentos actuais, nem sempre se percebendo que são memórias e confundindo o leitor. Demasiados adjectivos em frases demasiado curtas. Demasiadas figuras de estilo que tornam a leitura pouco fluída e pouco interessante.

Contudo, e reconheço-o, nota-se, ao longo do livro, um desenvolvimento positivo na escrita do autor, tornando-se menos cansativa, o que me permitiu lê-lo até ao fim.

Confesso que os últimos acontecimentos do livro me deixaram curiosa sobre o terceiro livro. Mas não sei ainda se a curiosidade será suficiente para o ler...

(leia aqui as primeiras páginas)

Autoria e outros dados (tags, etc)


1 comentário

De Jardim de Mil Histórias a 01.05.2017 às 11:41

Olá!
Ainda não li esta trilogia, mas acabei de ler "A Célula Adormecida" e adorei! 
Estes serão os próximos.
Beijinhos 

Comentar post




Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.