Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Coisas sobre livros

por Magda L Pais, em 15.10.15

1. Ficas mal disposta quando lês no carro?

Fico. Se ler nalgum veículo a rodas (autocarro ou carro) fico mal disposta e quase vomito.

2. Que autor tem um estilo de escrita que te atrai mais?
Resposta dada no Dia Mundial do Escritor

3. Harry Potter Series ou Twilight Saga? Dá-nos três razões que justificam a tua resposta.
Não serve só uma? Eu adoro bruxas. Logo adoro bruxos. Ah, precisam de mais duas? Ok, a forma como a história é contada, a escrita da escritora, o universo criado de propósito para a história.

4. Tens uma mala para os livros? Se sim, para além dos livros, que mais levas lá dentro?
Não tenho uma mala específica para os livros. Excepto quando vou de férias e levo os livros que quero ler numa mala. No dia-a-dia é o livro – seja ele qual for – que vai na mala normal e por isso “convive” com a minha carteira, os óculos, os telemóveis, os lenços de papel, as gotas para o nariz, a caneta, um ou outro rebuçado, etc e tal.

5. Cheiras os livros?
Naturalmente que sim. Os livros devem ser cheirados, sentidos, acarinhados, amados. É uma das principais razoes para não gostar de ebooks. Não tem cheiro.

6. Livros com ou sem pequenas ilustrações?
É indiferente. Às vezes as pequenas ilustrações ajudam a perceber melhor a história, enquadram. Outras vezes não fazem qualquer falta.

7. Que livro gostaste imenso de ler mas que, mais tarde, descobriste que afinal não era assim tão bom?
Aos poucos as nossas exigências mudam. Crescem, assim como nós. Ou pelo menos devia acontecer isso mesmo. Quanto mais se lê mais exigentes somos. Acredito piamente que, se hoje lesse os Cinco ou os Sete – que amei quando era mais jovem – já não acharia grande piada.

8. Partilha uma história engraçada que envolva livros e se tenha passado quando eras mais jovem
Confesso que não me lembro de nenhuma. Os livros sempre foram uma excelente companhia e eu, com o meu irmão do 1º andar, trocávamos imenso os livros. Acho que ele tem uma boa parte da culpa de eu gostar tanto de ler.

9. Qual é o livro mais fino que tens na estante?
Chama-lhe Amor, de Vera Lúcia Silva. É uma pena porque eu bem que gostava que ele fosse maior.

10. Qual é o livro mais grosso que tens na estante?
Qualquer um dos livros da trilogia O Século, de Ken Follet.

11. Escreves e lês? Vês-te como um future escritor?
Eu escrevo. Aqui neste blog, no StoneArt Portugal, no Aprender uma coisa nova por dia e na Revista Inominável. Já editei três livros de crónicas – Vida na Internet, Episódios Geométricos e Viagens. Não me vejo, sinceramente, a fazer mais que isso, mas a realidade é que, há oito anos atrás, também não me via como bloguista…

12. Quando é que começaste a gostar de ler?
Desconfio que sempre gostei. Lembro-me sempre de ler, nem que fossem os livros aos quadradinhos da Disney. É quase impossível marcar a altura em que me apaixonei pela leitura.

13. Qual é o teu livro clássico favorito?
As Mulherzinhas de Louisa May Alcott. Li, recentemente Jane Eyre de Charlotte Brontë que também gostei bastante mas As Mulherzinhas continua a ser o meu favorito.

14. Na escola, preferias Português ou outra disciplina?
Sempre gostei mais das disciplinas práticas. Nunca gostei de disciplinas em que tivesse de estudar (nunca soube estudar…). Mas no ciclo tive o melhor professor de sempre de Português. E porquê? Porque todas as semanas, uma das aulas (acho que era nas segunda feiras) tínhamos de ler um livro – um qualquer – e falar nele com os colegas.

15. Se te oferecerem um livro que já leste e não gostaste, o que fazes?
Não é importante, para esta resposta, não ter gostado. Se já li o livro – a menos que o tenha amado de paixão e não o tenha – então peço a quem me ofereceu para o trocar.

16. Conheces alguma série de livros parecida com o Harry Potter ou Hunger Games mas que seja menos conhecida?
A trilogia do Mágico Negro de Trudi Canavan. Adorei!

17. Um mau hábito – para além de divagar – que tenhas quando estás a filmar?
Não se aplica. Eu não filmo e raramente me deixo filmar.

18. Qual é a tua palavra favorita?
Caramba. Cruzes. Ora. Santa Iria da Azoia. C’um Camandro. Ah, era só uma?

19. Consideras-te nerd, dork, or dweeb? Ou todos?
Cruzes. Considero-me Magda. Serve?

20. Vampiros ou fadas? Porquê?
Eu sou fã de fantasia. Logo gosto de ambos. Opto por não escolher.

21. Anjos ou metamorfos? Porquê?
Ler a resposta ao número 20.

22. Espíritos ou Lobisomens? Porquê?
Ler a resposta ao número 20.

23. Zombies ou Vampiros? Porquê
Ler a resposta ao número 20.

24. Triângulos amorosos ou amores proibidos?
Não gosto de triângulos amorosos. Até hoje só um foi bem resolvido (não concordas, Neurótika Webb?), todos  os outros deixam um amargo de boca. Prefiro, por isso, os amores proibidos que são mais “fáceis” de resolver.

25. E, finalmente, romances ou livros de acção com algumas cenas de amor?
Depende da inspiração do momento. Desde que não sejam romances lamechas, gosto de os ler. O mesmo com os livros com mais acção. No fundo… bem, no fundo eu gosto de ler e pronto. Leio o que me apetece, quando me apetece.


39 comentários

De Sara a 15.10.2015

Também adorei as Mulherzinhas, foi talvez o primeiro livro que li mais a sério...Já quase não me lembro de nada. Mas clássicos a sério só comecei a ler quando já tinha uns 18 anos, acho eu...

De Magda L Pais a 15.10.2015

é uma história lindissima. Não me recordo dos detalhes todos mas li algumas vezes e lembro-me de muitas partes. A história de coragem daquelas irmãs é inspiradora

De Sara a 15.10.2015

Não tenho o livro, foi-me emprestado na altura...Só me lembro que havia uma miúda chamada Jo xD

De Magda L Pais a 15.10.2015

moça, não seja por isso que eu empresto-te para leres. 
as irmãs são a Jo, a Meg e a Beth

De Sara a 15.10.2015

Só me lembro do nome dessa, que o livro tinha uma capa laranja e que li um bocado numa viagem de carro xD Hei-de encontra-lo um dia...

De Magda L Pais a 15.10.2015

quando quiseres é só dizeres, não me importo nada. 


Fiquei com vontade de o reler...

De Sara a 15.10.2015

Thanks...Acho que vou acabar por compra-lo, na verdade já o encontrei mas na altura não deu...Cada vez que me falam em livros que já li dá-me vontade de os reler também...lol. 

De Magda L Pais a 15.10.2015

estás à vontade.


acontece-me o mesmo, ter vontade de reler. Este ano, no verão, reli 3 à conta disso. O Mulherzinhas vai ser dos próximos a ser relido

De Nathy ღ a 15.10.2015

Ah ah ah os livros mais fininhos que tenho na estante são os teus :)
As Mulherzinhas??? Nunca ouvi falar Image

De Magda L Pais a 15.10.2015

ahahahaahahahahah bom! são finos mas bons (cof cof cof)


Como é que é possível nunca teres lido As Mulherzinhas??????? como??? como???

De Nathy ღ a 15.10.2015

Eu podia dizer que são bons mas não vou dizer. Ninguém quer aturar uma Magda muito convencida Image . Eu pelo menos não quero Image
Opahhh não sou perfeita. Pelo que vi na sinopse terei que adquiri-lo, só preciso encontra-lo a um preço feito à minha medida...

PS: O que mais anda por ai são livros que nunca li e devia ler... Ter começado tarde ainda vai tramar-me. Não conseguirei ler tudo...

De Magda L Pais a 15.10.2015

convencida não, realista... Image


O livro é muito bom e costuma estar a preços acessiveis. Vale mesmo a pena.


Nathy, confia em mim. Por mais cedo que começasses a ler, nunca ias ter tempo de ler tudo o que vale a pena. Eu tenho o mesmo problema

De Nathy ღ a 15.10.2015

Ohhh claro mas se tivesse começado mais cedo tinha mais possibilidade Image
Pelo que estive a cuscar ainda não está acessível... mas se encontrar compro logo. Fiquei curiosa...

De Magda L Pais a 15.10.2015

só não te digo que te empresto porque sei que não queres

De Nathy ღ a 15.10.2015

Pois não. Se é teu não é meu, por isso não quero...
Mas pensado melhor até podes emprestar, sempre poupo uns €€€ e a minha estante agradece Image

De Nathy ღ a 15.10.2015

Quis dizer nas entrelinhas que  ficava com o livro a custo zero. Pelo achei que ias perceber Image

De Magda L Pais a 15.10.2015

Ahhhh querias portanto emprestadado.... Naaaaaa isso não Image

De Nathy ღ a 15.10.2015

O teu livro ia adorar :)

De Magda L Pais a 15.10.2015

Eu sou egoísta :P fico com ele

De SomeoneOutThere a 15.10.2015

Olá Magda, tenho lido o DEDO e estou adorar!! Sou uma cusa, logo: a ideia foi tua ou inspiraste-te nalguma coisa? As perguntas sao tuas ou ves nalgum lado??

De Magda L Pais a 15.10.2015

o Dedo é uma ideia da Cláudia (A Mulher que Ama Livros). Um post por dia no mês de Outubro.
As perguntas vou buscar a tags sobre livros que circulam por ai

De A rapariga do autocarro a 15.10.2015

Mulherzinhas foi dos primeiros livros que li numa edição de bolso que agora não sei onde pára!Image

De A rapariga do autocarro a 15.10.2015

Se é! agora estou com curiosidade de o ler outra vez! Raios, porque insisto em passar por aqui... mais um para a lista, já tem poucos!!!!Image

De Magda L Pais a 15.10.2015

Tenho o mesmo problema. Insisto em passar neste blog e depois fico com vontade de acrescentar mais uns à lista...

De Neurótika Webb a 15.10.2015

Ahahahahaha, mas para isso tens que ser imortal...ou isso, ou envenenas um deles!

De Magda L Pais a 15.10.2015

Ahahahahahahah


exacto. Daí aquele ter sido o único caso em que um triângulo amoroso resultou bem. Teve veneno e imortalidade juntas :P

De Magda L Pais a 15.10.2015

Não. Ele é que tinha um veneno que, para ser tirado, teve de se tornar naquilo que sabemos

De M* a 15.10.2015

um dia, quem roubo-te esta tag :)

De Magda L Pais a 15.10.2015

quando quiseres! Quero ler!

De Paula a 16.10.2015

Magda, se as "Mulherzinhas" é um dos teus favoritos (como é meu também), conheces a continuação? Vale a pena, da Louise May Alcott também: "Good Wives" e se a Wikipédia desta vez estiver correcta, em português, chama-se "Boas Esposas"
E o filme, já agora!

De Magda L Pais a 16.10.2015

olha, curiosamente não, não li ainda esse livro. tenho de o procurar

De B♥ a 18.12.2015

Por volta dos 14 anos li algumas páginas de "As mulherzinhas", mas nunca o terminei 

Comentar post




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog

calendário

Outubro 2015

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031