Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



O Herói das Eras I & II

por Magda L Pais, em 03.04.17

eras.jpg

O Herói das Eras - Parte I de Brandon Sanderson

Saga Mistborn - Nascida nas Brumas nº 3

Editado em 2015 pela Saida de Emergência

ISBN: 9789896378400

O Herói das Eras - Parte II de Brandon Sanderson

Saga Mistborn - Nascida nas Brumas nº 4

Editado em 2016 pela Saida de Emergência

ISBN: 9789896379285

Sinopses

Parte I - Para pôr fim ao Império Final e restaurar a harmonia e a liberdade, Vin matou o Senhor Soberano. Mas, infelizmente, isso não significou que o equilíbrio fosse restituído às terras de Luthadel. A sombra simplesmente tomou outras formas, e a Humanidade parece amaldiçoada para sempre.

O poder divino escondido no mítico Poço da Ascensão foi libertado após Elend e Vin terem sido ludibriados. As correntes que aprisionavam essa força destrutiva foram quebradas e as brumas, agora mais do que nunca, envolvem o mundo, assassinando pessoas na escuridão. Cinzas caem constantemente do céu e terramotos brutais abalam o mundo. O espírito maléfico libertado infiltra-se subtilmente no exército do Imperador Elend e os seus oponentes. Cabe à alomante Vin e a Elend descobrir uma forma de o destruir e assim salvar o mundo. Que escolhas irão ser ambos forçados a tomar para sobreviver?

Parte II - O mundo aproxima-se do fim, esmagado pela força imparável de Ruína. Vin, Elend e os companheiros procuram desesperadamente opor-se-lhe, mas nada do que fazem parece ter algum efeito ou, quando o tem, é o oposto do que pretendem. De que serve a mera alomância contra um deus?

Especialmente quando não parece haver nada além dela, pois até as misteriosas brumas, em tempos aliadas, parecem ter-se tornado malignas. Mas será que desistir é uma opção? Terá chegado o momento de baixar os braços e aceitar o fim de tudo o que se ama?

Num mundo sufocado pela cinza e abalado por erupções contínuas e violentas convulsões sociais que afectam até a sociedade pacífica dos kandra, são estes os dilemas com que os sobreviventes do velho bando de Kelsier vão ser confrontados neste derradeiro volume da saga.

A minha opinião

Chegou ao fim aquela que, para mim, é uma saga que ameaça seriamente o lugar da melhor saga de fantasia que já li (que pertence à série Os Outros de Anne Bishop). É, sem sombra de dúvida, uma série com o factor Uau Uau (sim, sim, em dobro) e que merecia que, no goodreads, se pudesse dar uma estrela extra.

Optei por juntar a opinião dos dois últimos volumes numa só por duas razões. Primeiro porque, inicialmente (e na versão original) estes dois volumes são apenas um livro (obrigado Saída de Emergência por terem pensado nos meus ombros) e depois porque o segundo volume foi lido em apenas um dia, fruto das quase 13 horas que passei num hospital à espera que o marido fizesse uma intervenção (que acabou por acontecer apenas no dia a seguir mas isso é outra história e para outro blog).

Nestes dois volumes todas as pontas soltas, as dúvidas e questões que foram sendo deixadas em suspenso, tudo é resolvido. Entendemos o que aconteceu a Vin, porque é que o Senhor Soberano era como era (e que, afinal, talvez não fosse tão mau assim). Tudo passa a fazer sentido duma forma como só um mestre o consegue fazer - e creiam-me, Brandon Sanderson é, efectivamente, um mestre nesta arte de escrever fantasia, tornando-a credível, deixando-nos antever um pouco do nosso próprio mundo num mundo criado à sua imagem e onde cada peça tem o seu lugar.

As comparações, para mim, são inevitáveis. Anne Bishop é o meu expoente máximo na fantasia, Brandon Sanderson anda lá muito perto (e eu que achava que nunca iria encontrar alguem tão bom como ela). Tal como Anne Bishop, Brandon Sanderson cria um mundo com tudo o que isso implica - a geografia, personagens, religiões, lendas e regras. Tudo, mas mesmo tudo, explicado ao pormenor para que o leitor não se perca.

Ambos os livros tem intensidade e a tensão sempre presentes, em crescendo se é que isso é possível, até aquele final que, se surpreende ao mesmo tempo que é esperado, por ser o único que faz sentido.

Brandon Sanderson leva-nos, ao colo, numa viagem alucinante, nestes dois volumes sem tempos mortos, com diálogos fortes e bem desenvolvidos, com as personagens a manterem o seu nível de complexidade, bem criadas e caracterizadas.

Uma série a ser lida por todos aqueles que gostam minimamente de fantasia. E, quem sabe, mesmo por quem não gosta porque tenho a certeza que esta leitura cativará muitos dos cépticos em relação a este género literário.

A Saída de Emergência tem a série Mistborn em promoção. Aproveitem que vale a pena

Leia aqui as páginas iniciais do primeiro volume e aqui as do segundo volume

Autoria e outros dados (tags, etc)


1 comentário

De Marta a 03.04.2017 às 19:57

Muito obrigada pela sugestão! Já adicionei ao meu Goodreads para não me esquecer e acho que vou aproveitar a promoção!

Comentar post




Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.