Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



O Império Final

por Magda L Pais, em 20.10.16

22092442.jpg

O Império Final de Brandon Sanderson

Editado pela Saída de Emergência em 2014

Saga Mistborn – Nascida nas Brumas Vol. 1

ISBN: 9789896376383

Sinopse

Num mundo onde as cinzas caem do céu e as brumas dominam a noite, o povo dos Skaa vive escravizado e na absoluta miséria. Durante mais de mil anos, o Senhor Soberano governou com um poder divino inquestionável e pela força do terror. Mas quando a esperança parecia perdida, um sobrevivente de nome Kelsier escapa do mais terrível cativeiro graças à estranha magia dos metais – a Alomancia – que o transforma num “nascido nas brumas”, alguém capaz de invocar o poder de todos os metais.

Kelsier foi outrora um famoso ladrão e um líder carismático no submundo. A experiência agonizante que atravessou tornou-o obcecado em derrubar o Senhor Soberano com um plano audacioso. Após reunir um grupo de elite, é então que descobre Vin, uma órfã skaa com talento para a magia dos metais e que vive nas ruas. Perante os incríveis poderes latentes de Vin, Kelsier começa a acreditar que talvez consiga cumprir os seus sonhos de transformar para sempre o Império Final…

A minha opinião

Quem me acompanha sabe que Fantasia é um dos meus géneros literários preferidos. Nem toda a gente gosta, o que me leva a pensar que a literatura fantástica é ao contrário do sol, quando nasce não é para todos. Não é para todos os leitores mas também não é para todos os escritores.

Um bom livro de fantasia cria um mundo completo, com a sua própria geografia, a sua linguagem, regras sociais e, nalguns casos, até extractos sociais. Ler um bom livro de fantasia é como entrarmos num filme estranho. Diferente em tudo do nosso, onde as árvores podem ter a cor cinza e as flores não deitam cheiro algum. Um bom escritor de fantasia conquista os seus leitores pela forma como torna credível tudo o que é de mais estranho, levando-nos a pensar, ainda que por breves segundos, se não será verdade o que é descrito nesse livro.

Já o disse várias vezes, para mim, Anne Bishop é o expoente máximo nesta arte, e poucos lhe chegam aos calcanhares. É o caso de Brandon Sanderson, cuja escrita tem a qualidade que quero encontrar num livro de fantasia. O Império Final, o primeiro livro que leio deste autor, é a prova disso. E a boa noticia – para mim – é que, sendo o primeiro dele que leio, não será o último porque a Saída de Emergência editou já os outros 3 volumes da saga Mistborn, e eu tenho esperanças que editem também os outros livros dele.

Império Final conta-nos a história dum mundo dividido entre nobres e Skaa e governado, há mais de mil anos pelo Senhor Soberano, num ambiente de terror – para os Skaa – e de riqueza – para os nobres.

É precisamente neste livro que encontramos Sazed, uma personagem, diria que secundária, de quem já falei aqui. Tal como Varyz, Sazed é fundamental para o desenvolvimento da intriga, e eu acabei por sentir um especial carinho por ele. Vin – a nascida nas brumas com uma capacidade alomantica acima da média – tem os sentimentos habituais duma adolescente, trazendo, a este livro, o romance intersocial e a amizade profunda.

Tenho muita vontade de ler, de imediato, o segundo volume que já tenho lá em casa. Só que são quase 710 páginas e a minha cervical não vai gostar. Como não tenho dias de férias em breve, vou fazer algo que não gosto. Vou ler dois livros em simultâneo. Um, mais pequeno, andará comigo na mala. O Poço da Ascensão, segundo volume desta saga, será lido em casa. É que não me apetece mesmo nada ter de esperar pelas férias que ainda vem demasiado longe para ler um livro que, tenho a certeza, valerá a pena.

Outra coisa que valerá, com certeza, a pena, é ir à Fnac do C.C.Colombo (em Lisboa), no dia 7 de Novembro, às 19h30 para conhecer o autor e pedir-lhe que autografe os meus dois livros. Ou os quatro que desconfio que vou comprar o volume 3 e 4 em breve.

unnamed.jpg

(Leia aqui as primeiras páginas)

********

Vamos alimentar uma biblioteca?

E não se esqueçam de participar nos dois passatempos em curso - passatempo Órfão X e Passatempo solidário Pilar

Autoria e outros dados (tags, etc)


4 comentários

De Me, myself and I a 20.10.2016 às 10:18

Mais um para juntar à lista.
Comecei ontem a ler o 2.º volume da rainha Vermelha!Image

De Magda L Pais a 20.10.2016 às 10:25

ahahahaha não eras tu que não gostavas de fantasia?

De Me, myself and I a 20.10.2016 às 10:39

Já gostei há muitos anos...mas agora voltei! Image

De Magda L Pais a 20.10.2016 às 11:29

eu nunca deixei de gostar ahahahaahahah

Comentar post




Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.