Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



O Livro

por Magda L Pais, em 05.06.16

30327325.jpg

O Livro de Zoran Živković
ISBN: 9789896232221
Editado em 2016 pela Cavalo de Ferro
 
Sinopse
Zoran Živković demonstra uma vez mais toda a sua imensa cultura livreira e, com muito humor, ironia e sátira, compõe um brilhante exercício de imaginação narrativa, onde é o próprio Livro que se assume como protagonista da sua própria história e se dirige em primeira pessoa ao seu leitor humano. Ambos, afinal, partilham muitos aspectos da sua existência e, porventura, o mesmo destino, ou não seria o Livro, mais do que um mero objecto impresso, um verdadeiro monumento à inteligência, ambição e vaidade humanas.
 
A minha opinião
Confesso que nunca tinha ouvido falar neste autor até que a Márcia (uma das inimigas da minha carteira e das estantes cá de casa) me falar na Biblioteca, deste mesmo autor. Na ida à Feira do Livro aproveitei e comprei também este que me chamou a atenção pelo título. O Livro. Não li a sinopse, adorei a capa e inspirou-me. Foi a segunda facada na Wishlist (ainda hei-de contar como foram as compras) e em boa hora o fiz.
A surpresa começa logo no início:
Não é fácil ser um livro.
Já é assim há muito tempo, mas, ultimamente, tem sido ainda mais difícil. Poderia dizer, com toda a justificação, que somos uma espécie ameaçada - à beira da extinção, na verdade. E, se tal acontecesse, seria uma perda incalculável porque não somos uma espécie comum. 
(...)
Ninguém com um mínimo de inteligência pode negar que, além da humanidade, nós, os livros, somos os únicos seres inteligentes à face da Terra.
Por esta altura já estava rendida. Um livro cujo narrador é, nada mais nada menos que um livro. Um livro com sentimentos, que nos mostra as perversidades a que os humanos sujeitam os seus livros. Dobrar a página? já imaginaram se vos dobrassem os dedos para vos lembrar de qualquer coisa? e que dizer de quem mete um livro guardado numa redoma de vidro como se o Livro fosse um animal de zoológico? É um livro que nos conta que:
Tudo o que afirmámos acerca das bibliotecas e livrarias serem os cenários da nossa mais profunda humilhação é trivial quando comparado com o que temos dizer sobre as gráficas.
Com algum exagero, humor (algum negro) e sátira, Zoran Živković leva-nos a conhecer o mundo da edição, da leitura, das vendas de livros. Tudo (ou quase tudo) pela voz do livro. Desde o nascimento à morte dum livro, este Livro conta-nos tudo o que pensa sobre os humanos que os maltratam (na verdade cheguei ao fim do livro e conclui que, no fundo no fundo, até eu os maltrato, coitados).
Zoran Živković foi uma muito boa surpresa, e creio que, rapidamente, terei de ler mais deste autor. Para já espera-me A Biblioteca que lerei logo que acabe o Os Últimos Dias dos Nossos Pais de Joël Dicker.
 
*******************
Já participaram no Passatempo Voo Final?
 

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

De sara a 06.06.2016 às 08:04

Vou ter de bloquear o acesso a este blog! Os livros em espera já são mais do que o normal na mesa de cabeceira. Dentro de dias deixo de ver e ter acesso ao candeeiro (e olha que é alto!!!!)

De Magda L Pais a 06.06.2016 às 08:49

ahahahahahaahah não tenho absolutamente nada a ver com isso... Image

Comentar post




Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.