Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Ódios literários: o outro lado dos livros

por Magda L Pais, em 27.10.15

18936369_5e3u6.jpeg

A M* fez-me pensar nos Ódios literários: o outro lado dos livros. Porque, afinal - e como em tudo na vida - também nos livros há coisas que não gostamos, que odiamos até. Porque não tenhamos ilusões. Nem tudo são rosas nos livros. Podemos amar os livros, podemos ler para viver (e quase viver para ler) mas também podemos não gostar de um ou outro livro, ou de uma ou outra parte dum livro.

Personagem masculina que menos gostei... 

É difícil escolher apenas uma personagem masculina no romance O Asteca de Gary Jennings, publicado em Portugal dividido em dois volumes - Orgulho Asteca e Sangue Asteca.

São vários os homens que, ao longo do livro, despertam sentimentos de ódio ou de raiva, desde o jovem que se enamora da irmã de Mixtli mas que, como não é correspondido, desgraça toda a família da jovem ou o padre que ouve a história do Asteca e que acaba por o condenar à morte sem esperar pela decisão do Rei de Espanha.

Ainda assim, creiam-me, são excelentes livros que continuo a recomendar, especialmente a quem goste de romances históricos (ainda que violentos).

Personagem feminina que menos gostei...

É, de novo, n'O Asteca de Gary Jennings que encontro uma das personagens femininas que não gostei. Lua que Espera, irmã de Zyanya, a mulher de Mixtli. Lua que Espera inferniza a vida de Mixtili, de Zyanya e da filha de ambos, por achar que Mixtili devia ter casado com ela - não por amor mas por ela ser a mais velha.

E aqui tenho de ir ao encontro da opinião da M*. Margo, a jovem que é uma das personagens principais em Cidades de Papel

É claro que o livro, sem Margo, não existiria - afinal é a busca por Margo que serve de mote a todo o livro. Mas a verdade é que Margo é egoísta e mimada e a que só se interessa por ela própria.

O/A vilão/ã mais odiado/a...

Sem eles os livros não teriam qualquer sentido e, muito provavelmente, não teriam o sucesso que tiveram. Falo, é claro, de Voldemort (Harry Potter)

e de Sauroman (O Senhor dos Anéis)

Ambos dispensam apresentações e ambos serão, talvez, os vilões mais amados de sempre.

Claro que, depois de ter lido o livro Mil Sóis Resplandecentes percebo o ódio que a M* tem a Rashid (que, aliás, é o meu também) mas, tal como os anteriores, sem ele o livro não teria o mesmo impacto.

 Um livro que li de capa feia...

Se vos dizer que não ligo muito às capas, vocês acreditam? E se vos dizer que, quando estou a escrever os posts com as críticas tenho de ir confirmar se a capa é mesmo aquela? é talvez um problema, mas a verdade é que, como uso uma capa de pano para proteger os livros que leio (e tudo porque eles andam comigo na mala para todo o lado, com as normais consequencias para as capas), acabo por me esquecer das capas dos livros. Opto, por isso, por saltar esta pergunta porque, para mim, todos os livros tem uma capa azul com bolinhas brancas ou uma capa vermelha com estrelas brancas.

 A dupla de personagens que menos gostei...

É no Voo Final que encontramos a dupla que menos gostei. Talvez por também não ter gostado lá muito do livro.

Hermia e Harald, ambos desinteressantes, pouco desenvolvidos... este livro foi uma desilusão para mim, não obstante Ken Follett ser um dos meus escritores favoritos.

Um livro que achei que não iria gostar e, no final, adorei...

Jane Eyre é um excelente exemplo.

Tenho de confessar que, apesar das recomendações, tive algum receio ao ler as primeiras páginas. Mas, ao fim do primeiro capitulo estava quase rendida.

Um livro que pensei que iria adorar mas que, na verdade, me decepcionou...

Os Caçadores de Livros é o exemplo mais recente.

A capa atraiu-me, a sinopse idem mas, ao fim de 80 páginas desisti. Nada me conseguiu prender ao livro...

O final de uma saga mais decepcionante...

Sou a primeira a reconhecer (e a batalhar para que outros reconheçam) que o final desta saga é o mais lógico e que, desde as primeiras linhas, que somos preparados para o fim.

Seja como for, apesar de tudo isso, de facto senti-me decepcionada com o final desta trilogia juvenil.

O pior livro que já li...

Há livros que, pura e simplesmente, não foram escritos para que eu os lesse. E, nesses casos, quando tento e não consigo, pura e simplesmente ponho de parte e não volto a tentar. Tenho vários, na estante, em que isso aconteceu - comprei porque a sinopse me interessava, porque alguém falou bem, porque as criticas eram boas. Mas quando comecei a ler percebi que afinal não tinha sido escrito para que eu o lesse. Não posso, em consciência, dizer que um é pior que o outro. Nem sequer dizer que são livros maus. Não sou a dona da verdade - nem nos livros nem na vida - e o que não presta para mim pode prestar para outros. Escuso-me, por isso, a enumerar aqui todos aqueles que comecei mas não acabei.

O livro que está na moda, todos adoraram, mas tu não...

Não li. Li apenas excertos que me levaram a decidir não ler a trilogia nem sequer a pensar nisso. Falo, claro, do fenómeno (inexplicável para mim) das Cinquenta Sombras

 E vocês, quais são os vossos ódios literários?

Autoria e outros dados (tags, etc)


16 comentários

De Nathy ღ a 27.10.2015 às 09:32

Ai a saga divergentes... Nunca senti-me tão revoltada com um final. Os livros são espetaculares do principio até quase ao fim. Depois veio aquele final que deixou-me com vontade de esganar a escritora. Aprendi (contigo) a aceitar melhor aquele final... mas o sentimento ainda cá anda. Resta-me os filmes, ao que parece o final poderá ser bem diferente, tendo em conta a volta que a historia deu no ultimo filme...

De Magda L Pais a 27.10.2015 às 09:39

eu tambem não gosto do final mas sempre achei que é o final que faz sentido. Qualquer outro final seria forçado. A Tris que vamos conhecendo ao longo dos livros só poderia ter aquela decisão e não outra :D

De Nathy ღ a 27.10.2015 às 09:47

O que vale é que conhecemos a nossa opinião e sabemos viver com isso :)

De Magda L Pais a 27.10.2015 às 10:46

nem mais :D

De Paula a 27.10.2015 às 11:01

Acrescento aos vilões referidos no post a Mrs. Danvers na "Rebecca" da Daphne du Maurier.
Não tenho ódios por livros, se não gosto, abandono!
O pior livro que li: Viagens na Minha Terra (obrigada pela escola, ainda por cima!)

De Magda L Pais a 27.10.2015 às 11:07

ahahahaahahaha eu não posso incluir as Viagens porque não li ;) comecei mas não consegui passar das primeiras 10 páginas. Depois li o resumo e fiz os testes com base no resumo

De Paula a 27.10.2015 às 11:13

Pois aqui a "velhota" é da época em que ainda não  haviam resumos acessíveis!
Quem me dera!
Foram momentos de dor !

De Magda L Pais a 27.10.2015 às 11:15

credo, encosta-te aqui ao meu ombro e chora... 

De Maria das Palavras a 27.10.2015 às 12:15

Não odeies o Valdemort...ele não respira bem. Não tem nariz...

De Magda L Pais a 27.10.2015 às 12:17

já eu, apesar de ter nariz, também não respiro bem...


será que o Voldemort me odeia também?

De Magda L Pais a 27.10.2015 às 13:01

terei de dialogar com ele sobre o tema...

De SomeoneOutThere a 27.10.2015 às 17:52

Acho que vou responder fiquei mesmo com vontade :)

De Magda L Pais a 27.10.2015 às 17:54

já sabes que estás á vontade!

De Carolina a 27.10.2015 às 19:54

O final da trilogia Divergente foi um desastre total.
Dos restantes que aqui tens, estou a começar - pela primeira vez! - o Harry Potter. Claro está, estou a adorar, e aposto que também vou odiar o Voldemort (quem não?).
Tenho Jane Eyre à minha espera na estante, mas tenho a sensação de que não vou gostar. Espero que me aconteça o mesmo que a ti.
Beijinhos

De Magda L Pais a 27.10.2015 às 20:14

Todos nós odiamos o Voldemort. Até acho que ele ficaria bastante aborrecido se assim não fosse...
Jane Eyre... É preciso ler com o espírito da época em que foi escrito. Eu tive de me mentalizar disso para não estranhar os diálogos

Comentar post




Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.