Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Problemas de uma leitora

por Magda L Pais, em 29.09.15

captura-de-tela-2011-12-07-c3a0s-20-11-04.png

Tanto eu como a M* temos problemas por sermos leitoras. Na verdade eu tenho mais um, gosto de roubar estas questões relacionadas com livros.

São onze questões que talvez deixem mais alguma luz sobre o dia-a-dia de quem faz da leitura o seu vício diário.

E depois, se também quiserem responder a estas perguntas, sirvam-se.

Você tem 20 mil livros para ler. Como você decide o que vai que ler?

Vá, não exagerem. Não são 20 mil. São 105. Hoje, agora, são 105. Mas já ando a namorar mais um, para ficar com a colecção completa dum determinado autor, pelo que esse número pode ser alterado a todo o momento.

Na verdade, todos os dias namoro livros. Mas assumi que, enquanto não ler a maioria dos que estão em fila de espera não compro mais. (e vou perder toda a credibilidade quando chegar a encomenda da Wook, mas é outra história que contarei em breve, quando abrir a encomenda e verificar que está tudo nos conformes).

Como decido? Bem, há vários critérios na hora de decidir.

Gosto de ler livros em conjunto com o clube das pistosgas que lêem (M*, Sofia Margarida, Nathy) por isso a escolha, nessa altura, cabe às quatro e depende dos livros que cada uma tem.

Se estiver a ler uma saga, bem, o mais lógico é ler o livro seguinte da saga.

Não sendo nenhum dos critérios anteriores, será aquele critério a que mais recorro. Olho a estante onde estão os livros para ler e pego no primeiro que me diz alguma coisa.

Você está no meio de um livro, mas não está gostando. Você pára ou continua?

Com tantos livros que há para ler e com tão pouco tempo para o fazer, porque haveria de insistir num livro que não gosto? Tenho lá meia dúzia de livros que já deixei de parte precisamente porque não estava a gostar. Pode ser que, um dia, volte a tentar, até lá prefiro ler aqueles que realmente gosto.

O fim do ano está chegando e você está perto, mas não tão perto de finalizar sua meta de leitura. O que você pretende fazer e como?

Eu leio porque amo ler, porque os livros são a minha casa, porque me sinto em família com eles. Ler livros é o meu hobbie, uma forma de vida, a minha distracção, a minha droga. Não leio por obrigação, para atingir este ou aquele recorde. Não me importa quantos livros ou quantas páginas leio. Leio por prazer, por vício, por gosto.

As capas de uma série que você ama são horríveis! Como você lida com isso?

Nunca julgue um livro pela capa, não é o que se costuma dizer? E eu concordo porque não leio capas. Leio livros. Leio palavras e frases. Uma capa mais bonita é uma mais-valia mas, o que é a beleza? Uma capa pode ser lindíssima para uma pessoa e horrível para outra. É o conteúdo que interessa.

Todo mundo, incluindo sua mãe, gostam dum livro que você não gosta. Como você compartilha esses sentimentos?

Se todos gostassem do azul, que seria do amarelo ou do rosa? Gostos são gostos. São pessoais e intransmissíveis. É isso que torna o ser humano único – os seus gostos pessoais. O facto de eu adorar um livro não significa que outra pessoa adore. E vou buscar o mesmo exemplo da M*. Imensa gente conhecida adorou os livros de E. L. James, As Sombras de Grey. Eu nunca li as obras completas porque os excertos que li não me atraíram minimamente. Isso não faz de mim melhor ou pior, apenas faz de mim uma pessoa com gostos diferentes daqueles de quem leu e gostou.

Uma vez ouvi alguém dizer que o mesmo livro é lido de forma diferente por diferentes pessoas. Porque levamos, para a leitura, a nossa vivência pessoal e isso é o mais único que pode existir.

Você está lendo um livro e você está prestes a começar a chorar em público. Como você lida com isso?

Nada como olha em volta e tentar aguentar. Não se conseguindo… bom, uns óculos escuros também ajudam…

Na verdade é raro chorar por causa dum livro. Já aconteceu, não o nego, mas é raro.

A sequência do livro que você ama acabou de sair, mas você esqueceu parte da história anterior. Você lê o anterior novamente? Pula para a sequência? Lê uma sinopse ou resenha? Chora de frustração?!

Quando sei que os livros vão ter sequência, tento, na medida do possível, comprar só quando saíram todos de modo a poder ler de seguida. Quando isso não é possível – porque, por exemplo, desconheço que vai sair a continuação – se me tiver esquecido, acabo por reler o livro anterior para ficar com a história fresca.

Você não quer que ninguém, ninguém, pegue seus livros emprestados. Como você educadamente diz às pessoas não quando eles perguntam?

Não tenho qualquer problema em emprestar livros a pessoas em quem confio. Se não confiar o suficiente para emprestar os livros, então direi que estou a ler o livro pretendido ou que a minha filha o vai ler ou que já o emprestei. Em última análise… o livro não é meu, foi-me emprestado.

Deficit de Atenção. Você não conseguiu ler os livros que queria no último mês. O que você faz para voltar a ler mais?

Again, ler não é uma obrigação mas uma forma de vida. Eu leio conforme posso. Leio em todo o lado (e é mesmo em todo o lado) mas há alturas em que leio menos e outras que leio mais. É normal.

Há muitos livros novos que foram lançados e que você está morrendo de vontade de ler! Quantos deles você realmente compra?

É o meu maior problema, de facto. Quando há livros novos que eu quero mesmo ler, tenho dificuldade em resistir. Assim como tenho dificuldade em resistir a promoções. Como julgam que cheguei a 105 livros para ler?

Depois de ter comprado os novos livros que você tanto queria, quanto tempo eles ficam em sua prateleira antes de você realmente ler?

Depende. Quando chegam os livros novos (sejam eles novos por ter acabado de ser editados ou novos só lá em casa), vão para a estante onde estão os livros que ainda não li. Alguns estão à espera há dois anos e pouco, outros – como o que estou a ler agora – estão lá apenas o tempo suficiente para acabar o livro que tenho em mãos.

Autoria e outros dados (tags, etc)


14 comentários

De SomeoneOutThere a 29.09.2015 às 10:23

Acho que vou aproveitar!! Depois deixo o link das respostas!! 

De Magda L Pais a 29.09.2015 às 10:25

Boa! fico à espera das respostas

De Just_Smile a 29.09.2015 às 21:58

Alguma coisa no olho é sempre uma boa alternativa :P

De Magda L Pais a 29.09.2015 às 22:06

E não deixa de ser verdade :P

De Paula a 29.09.2015 às 11:30

Livro que não gosto não perco tempo, nunca! Volta para a prateleira e venham os outros que me interessam mais!
Não tenho espaço para separar os não lidos dos já lidos, mas tenho uma lista feita pelo rapaz de todos os que temos com a marcação de data lida!
Boa resposta para os empréstimos. Vou passar a usar, posso?


De Magda L Pais a 29.09.2015 às 12:27

eu tenho, no goodreads, a lista dos livros que ainda não li e podia guiar-me por ai. mas no meio de mil e tal livros é complicado de procurar eheheheheh daí ter arranjado um espaço para os livros que estao à espera de vez.
Claro que podes usar a resposta ahahahaahah serve-te dela à tua vontade

De Paula a 29.09.2015 às 12:38

Há uns anos atrás também usei o goodreads, mas a dificuldade dos títulos nacionais (e a preguiça), fez-me desistir de tal! É uma boa solução para os já lidos, sem dúvida! Mas para os que queremos ler é mais difícil!
E obrigada !


De Magda L Pais a 29.09.2015 às 13:56

eu registo os livros com base no ISBN. assim encontro sempre os livros com os titulos em portugues

De Papira a 29.09.2015 às 11:42

De facto decidir qual o livro a ler a seguir quando as opções são tão variadas não é tarefa fácil...confesso que não estou nem perto da centena no que respeita a livros em espera. Mas a minha dezena e pouco já me dá dor de cabeças suficientes na hora de escolher "o próximo".

De Magda L Pais a 29.09.2015 às 12:28

é um momento mais complicado, sem dúvida - a escolha do próximo. Normalmente nem perco muito tempo. Desta vez, confesso, fui à estante buscar um que me tinham emprestado mas acabei por pegar no que estou a ler...

De P. a 29.09.2015 às 14:50

Eu sou uma leitora estranha porque fico um bocadinho em pânico quando tenho muitos livros em casa por ler. E a verdade é que isso acontece sempre. A última vez que contei parei no 50 mas a verdade é que devem andar perto dos 100. Adora ter a disciplina de não comprar nada até acabar de ler aquilo tudo mas não consigo.
Boas leituras
(eu com livros estou aqui... ler-por-ai.blogspot.com)

De Magda L Pais a 29.09.2015 às 14:59

eu tambem gostava de ter essa disciplina. Mas ando sempre a inventar desculpas para comprar mais um eheheheheheh


Irei visitar-te, sem dúvida!

De Just_Smile a 29.09.2015 às 20:17

Aprendi a comportar-me muito bem na compra de livros, talvez porque agora precise de juntar dinheiro para sair de casa e só compre livros quando estou a terminar o último da estante ou algum tempo antes apanhe promoções, fora disso não tenho comprado livros (Ele obrigou-me a isso, assim que deixou de fumar, pois se o vício dele era o tabaco o meu era comprar livros).
Ah adorei o aguentar as lágrimas em público, já me aconteceu e fiz de conta que me tinha entrado alguma coisa para o olho :P

De Magda L Pais a 29.09.2015 às 21:18

Quem nunca teve de aguentar uma lágrima em publico por causa dum livro que atire a primeira pedra....

Comentar post




Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.