Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Shadow

por Magda L Pais, em 04.10.16

shadow.jpg

Shadow de Joana Miguel Ferreira

ISBN: 9789896364557

Editado em 2009 pela Papiro Editora

Sinopse

Shadow, o Confronto é o livro de estreia desta jovem escritora, que nos transporta para um mundo de magia, fantasia e mistério, povoado de elfos, duendes e gnomos, criaturas de um mundo fantástico e deslumbrante, no qual imperam sonhos, aventuras e emoções.Enredados em incríveis jogos de poder, autênticos labirintos sufocantes que os obrigam a ultrapassar inúmeros obstáculos, Shadow e Niadji aprendem o valor da lealdade, da abnegação e, acima de tudo, do amor, assente na partilha e na cumplicidade. Auxiliados por um cortejo de figuras fascinantes, vivendo aventuras mirabolantes e absolutamente surreais, em que o Bem e o Mal se confundem e se misturam vezes sem conta, fazendo-os questionar-se sobre a essência do Ser, os dois jovens emaranham-se nas suas próprias emoções, culminando na verdadeira descoberta do seu íntimo.

A minha opinião

Sarabudja sabe que sou apaixonada por livros. E sabe que sou apaixonada por literatura do fantástico. Ofereceu-me, por isso, este livro duma jovem autora portuguesa. Ou melhor, duma jovem, sendo ainda jovem, ainda o era mais em 2009, quando, aos 19 anos, editou Shadow (ainda mais jovem era quando o começou a escrever, aos 15, tendo-o terminado aos 17 anos). Uma surpresa agradável que se torna menos boa quando se percebe que Joana Miguel Ferreira não voltou a editar livro algum, o que é uma pena.

Confesso que se nota alguma imaturidade na escrita deste livro, perfeitamente normal considerando a idade da autora e o facto de ser o primeiro que escreveu. Creio que, se tivesse continuado a fazê-lo, teria a sua escrita teria crescido e que hoje seria uma autora a acompanhar porque os traços de boa-escrita estão lá.

Sendo um livro de fantasia, peca um pouco por não ter as descrições necessárias a entender um mundo fantástico. Já o disse aqui, uma das razões por ser apaixonada por Anne Bishop prende-se exactamente com isso - cada um dos universos que a autora nos apresenta é apresentado antes do inicio do livro com uma pequena história, a sua geografia, termos habituais, etc. Os fãs de fantasia sabem que esses pequenos detalhes ajudam a enquadrar o livro e a torna-lo ainda mais apetecível. Shadow falha nesse aspecto.

A história é original e o final surpreendente. Gosto de livros que fogem ao "e viveram felizes para sempre", porque, mesmo que os livros sejam de fantasia/fantástico, esses finais aproximam-se da vida real.

Reitero que tenho pena que Joana Miguel Ferreira não tenha escrito mais. Seria interessante acompanhar o crescimento desta autora que mostra tanta capacidade.

Obrigado Sarabudja por esta oportunidade!

********

Vamos alimentar uma biblioteca?

E não se esqueçam de participar nos dois passatempos em curso - passatempo Órfão X e Passatempo solidário Pilar

Autoria e outros dados (tags, etc)




Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.