Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Vamos alimentar uma biblioteca?

por Magda L Pais, em 29.09.16

Madeira_Sunset_005.jpg

Esta localidade é Fajã de Ovelha, que fica na Calheta, na Ilha da Madeira. Não sei se sabem mas, para além dos livros, sou também uma apaixonada pela ilha da Madeira.

E foi de lá que recebi este email:

Moro numa zona rural da madeira onde as pessoas não têm grande tempo para leituras e muito menos dinheiro para aquisição dos mesmos.
Com esforço formei um grupo de leitura e empresto os que tenho depois cada um fala do livro que leu ou está a ler.
Como neste momento estou desempregada não me posso dar ao luxo de comprar livros e pensei que talvez nos pudesses oferecer alguns ou até falar com alguns conhecidos que nos possam oferecer.

A zona tal como disse é rural, chama-se Faja da Ovelha e fica no concelho da Calheta. a freguesia tem se cerca de 700 pessoas em que 80% são idosos, porque os mais novos imigram devido á falta de emprego. No inverno o grupo tem cerca de 8/9 pessoas no verão não aparecem mais de 3, pois andam na agricultura até ao anoitecer. 

Onde se junte um leitor e um livro, nasce uma biblioteca. E cada um de nós pode ajudar a alimentá-la. Basta que se pegue num livro - novo, ou que já não se quer, porque já leram, ou porque está repetido (e sim, isto já me aconteceu) ou porque já não pensam ler - e oferecer esse(s) livro(s) para o grupo de leitores da Fajã de Ovelha. Aos poucos, livro a livro, a biblioteca local irá crescer e o gosto pela leitura aumentará certamente.

Da minha parte vou escolher dois ou três e enviar para lá. Quem quiser fazer o mesmo basta que me contacte por email (magda.pais@gmail.com) que eu darei a morada para envio.

Conto convosco?

 

Update: se quiserem enviar directamente para a Junta de Freguesia também o podem fazer. Esta é a morada: 

Junta de freguesia da Fajã da Ovelha 
A/C: Elisabete Lourenço 
Caminho de S. Lourenço,151
9370-362 Fajã da Ovelha

********

Não se esqueçam de participar nos dois passatempos em curso - passatempo Órfão X e Passatempo solidário Pilar

 


48 comentários

De Maria das Palavras a 29.09.2016

Vou fazer o mesmo e divulgar esta iniciativa. Eu apaixonei-me pela Madeira quando lá estive e passei pela Calheta. Sabendo que há lá um grupo de leitores ávidos ainda gosto mais :)

De Magda L Pais a 29.09.2016

boa! a Calheta é lindíssima e ganha mais encanto com os livros

De marrocoseodestino a 29.09.2016

Olá Magda
Sim conta comigo.
Estou em Marrocos mais uns dias, mas quando chegar a Portugal vou enviar algum.
Excelente iniciativa

De Magda L Pais a 29.09.2016

muito bem. quando chegares pede-me a morada

De marrocoseodestino a 27.10.2016

Bom dia Magda
Não me tenho esquecido da promessa de enviar o livros, mas não tem dado jeito, mas hoje vou até ao correios e aproveito para enviar.
Manda-me a morada.
Beijinho

De Magda L Pais a 27.10.2016

Oh, ainda vais a tempo :D


já te mandei a morada pelo facebook

De Maria Araújo a 29.09.2016

Conte comigo, Magda.

De Magda L Pais a 29.09.2016

vou-te mandar a morada pelo facebook, em mensagem privada

De sarabudja a 29.09.2016

Oh yeah! Podes enviar a morada para o meu e-mail? 
Gostei muito da iniciativa de quem te escreveu o e-mail. São pessoas assim que fazem os moinhos. Depois é só aproveitar o vento. E tu estás óptima nesse papel de "bufadora". ;)


De Magda L Pais a 29.09.2016

eu também gostei muito da moça me ter escrito. Vamos agora ver o sucesso desta iniciativa :)

De Andy Bloig a 29.09.2016

Quando forem enviar os livros, chegam aos correios e digam que querem enviar por correio Livro. Não fechem as embalagens em casa. 
Chegam ao posto de correios, mostram a embalagem aberta, escrevem do lado de fora (por cima do destinatário) "Contém Livros" (em letras grandes e se possível de outra cor em relação à embalagem), fecham e a pessoa dos correios tem de registar o saco/caixa como Livro (não digam editorial, se apanham algum funcionário dos correios mais arrogante vai dizer que tem de enviar em correio normal). Fica em cerca de 2 euros por kg. Não podem passar dos 2kg em cada saco/caixa. 

De Andy Bloig a 29.09.2016

É uma coisa que os CTT deviam avisar quem vai enviar, só que muita gente já leva o envelope fechado e se não conhece, paga o preço normal de um envio postal. (E é 1 euro por kg, sendo o limite 2 euros para 2k, quando é mais que esse peso, é dividir por pacotes em separado, para poder usar essa tabela.) 
Se chegarem à estação e disserem que não fazem envios desses, peçam para falar com o chefe da estação. Vão ver que a pessoa lembra-se logo de que o computador tem uma opção para envio de livros. 


A outra opção é o correio verde. Que se pode comprar em muitos hipermercados, colocar a morada, enfiar os livros dentro da saqueta e largar dentro de um marco do correio. 

De Magda L Pais a 29.09.2016

às vezes as pessoas sabem mas não se querem chatear. é mais prático

De Anónimo a 09.11.2016

Olá, só quero esclarecer que nos correios são obrigados a deixar qualquer pessoa enviar livros. Se algum funcionário não deixar, pede-se para chamar o chefe da estação. Se for o próprio chefe da estação a recusar, pede-se o livro de reclamações. É que isso está escrito em regulamentos da empresa, desde que a embalagem não vá selada. Eu costumo pôr um cordel com um laço a prender. Não preciso de mostrar o que vai dentro da embalagem, a não ser que mo peçam. E pode-se enviar livros até 5 quilos, sendo que a partir dos dois quilos, o valor por quilo adicional é de 0,85 euros por quilo e acresce IVA ao valor final, o que não acontece até aos dois quilos.

De Magda L Pais a 10.11.2016

boas dicas! obrigado!

De Mula a 30.09.2016

Magda e Calheta, contem comigo! Image

De Mula a 30.09.2016

Não fui, não fui!
Se eu não posso, não posso e pronto. Se eu posso, então faço-o com todo o gosto!Image

De Gaffe a 30.09.2016

Conta comigo.
Quantas toneladas?

De Magda L Pais a 30.09.2016

ahahah todas as que quiseres! obrigado, vou-te já mandar a morada da moça

De Gaffe a 30.09.2016

Não será melhor a direcção da Junta de Freguesia?

De Magda L Pais a 30.09.2016

Sim, creio que também se pode enviar para a junta de freguesia se bem que é a moça que me contactou que está a organizar tudo. Creio que será igual 

De Magda L Pais a 30.09.2016

Já está no post a morada da Junta de Freguesia. Essa não me importo de divulgar

De José da Xã a 30.09.2016

Olá Magda,
explêndida iniciativa. Porque não colocas a morada aqui como resposta a um comentário? Provavelmente até já o fizeste eu é que não li...Image
Bom fds.

De Magda L Pais a 30.09.2016

não deixei não. como é a morada da casa da pequena, achei melhor não a publicitar assim. Mando por email e sempre há algum controlo. 

De Magda L Pais a 30.09.2016

Já está no post a morada da Junta de Freguesia para onde também se podem enviar os livros Essa não me importo de divulgar :D

De mami a 30.09.2016

excelente iniciativa, por favor enviame a morada para lifestylematernity@gmail.com

De mami a 01.10.2016

obrigada eu pela possibilidade de contribuir!

Comentar post


Pág. 1/2




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog

calendário

Setembro 2016

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930