Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Viver sem ti

por Magda L Pais, em 26.09.16

31624654.jpg

 

Viver sem ti de Jojo Moyes
ISBN: 978-972-0-04885-1

Editado em 2016 pela Porto Editora

Sinopse

Como seguir em frente depois de se perder a pessoa amada?
Como construir uma vida que valha a pena ser vivida?

Louisa Clark já não é uma jovem banal a viver uma vida banal. O tempo que passou com Will Traynor transformou-a, sendo agora uma pessoa diferente que tem de enfrentar a vida sem ele. Quando um insólito acidente obriga Lou a regressar a casa dos pais, é impossível não sentir que está de volta ao ponto de partida.

Lou sabe que precisa de um empurrão que a traga de novo à vida. E é assim que acaba por ir parar ao grupo de apoio Seguir em Frente, cujos membros partilham sentimentos, alegrias, frustrações e bolos intragáveis. Serão também eles que a levarão até Sam Fielding - um paramédico que trabalha entre a vida e a morte, e o único homem que talvez seja capaz de a compreender. Mas eis que uma personagem do passado de Will surge de repente e lhe altera todos os planos, lançando-a num futuro muito diferente…. Para Lou Clark, a vida depois de Will Traynor significa reaprender a apaixonar-se, com todos os riscos que isso implica.

Em Viver Sem Ti, Jojo Moyes traz-nos duas famílias, tão reais como a nossa, cujas alegrias e tristezas nos tocarão profundamente ao longo de uma história feita de surpresas.

A minha opinião

Viver depois de ti foi um dos melhores livros que li este ano, acima de tudo por me obrigar a reflectir sobre um tema bastante polémico, o suicídio assistido. Sem dúvida, é um livro intenso, doloroso e sem um final feliz. Pelo menos para Lou, que reencontramos em Viver sem ti.

Confesso que, apesar de ter gostado imenso de ler este livro (tanto que não me deitei enquanto não o acabei), acho-o menos intenso e, talvez, menos bom que o primeiro. Talvez porque o tema tratado agora é mais suave, menos polémico: como se sobrevive à morte de quem se amou?

Com algumas surpresas pelo meio - a personagem do passado de Will que aparece na vida de Lou é a grande surpresa (seria também para o próprio Will mas não avancemos demasiado nesse tema) e acaba por obrigar Lou a alterar a sua forma de pensar:

voltar a amar não é trair Will mas sim seguir em frente

O que, aliás, é uma excelente forma de pensar. 

Li algures em várias criticas a este livro que só foi escrito para satisfazer os fãs. Creio, na minha opinião, que este livro era necessário porque mostra que é possível sobreviver à morte de quem amamos - seja um marido\namorado, uma mãe ou uma irmã (e quem tiver lido o livro irá perceber esta escolha). Não é um processo fácil mas é um processo possível, assim se queira.

Fica em aberto o final. Desconfio que teremos um terceiro livro, que, ai sim, me assusta um pouco porque, como disse mais acima, este segundo livro é menos intenso e menos bom que o primeiro. Será que o terceiro irá superar o segundo ou irá desiludir? aguardemos, calma e serenamente e, entretanto, quem não leu, que leia este Viver Sem Ti.

 

 

Leia aqui as primeiras páginas

*********
Já participaram no Passatempo solidário Pilar #1?


8 comentários

De Magda L Pais a 09.03.2017

ahahahahahaha se quiseres e quando quiseres eu empresto-te :p mas não vou contar nada

Comentar post




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog

calendário

Setembro 2016

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930