Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A escolha de um escritor/autor

por Magda L Pais, em 30.09.15

Este é um problema recorrente aos booklovers ou livrólicos anónimos (adorei este termo que encontrei, no outro dia, num outro blog).

Imaginem que, de momento, já lemos os livros todos que tínhamos em casa, queremos (ou podemos) comprar um novo livro e vamos até à livraria (seja ela on line ou num espaço físico). Com tanta oferta disponível, que livro escolhemos e de que escritor?

Será que preferimos não sair da nossa zona conforto e vamos comprar daquele autor que, à partida, sabemos que vamos gostar porque já o lemos? Ou será que arriscamos e compramos daquele escritor de que já ouvimos falar mas do qual nunca lemos nada? Ou seguimos o conselho de outros bloggers?

Confesso que, para mim, qualquer uma das opções é válida.

Há escritores que são passageiros frequentes da minha lista de compras – Ken Follett, Juliet Marillier, Marion Zimmer BradleyAnne Bishop ou John Grisham (entre outros) – tenho vários livros de cada um deles e sei que não me desiludem. Bom, ok, um dos livros que me desiludiu foi precisamente de Ken Follett mas, em contrapartida, é também dele um dos meus livros favoritos de sempre.

Mas também compro de escritores que nunca li. E com isso já descobri algumas pérolas. É o caso de Stieg Larsson, Jodi Picoult, James Patterson, ou Gary Jennings (deste último tenho muita pena que não haja mais nada editado em português, para além de Orgulho Asteca e Sangue Asteca.). Eram autores que eu desconhecia e que, caso não tivesse arriscado comprar os livros, nunca os teria lido.

Creio – mas é a minha opinião, claro e que resulta desta experiência – que, às vezes, devemos sair da nossa zona de conforto (leia-se autores que já conhecemos) e arriscar em escritores que desconhecemos. Podemos ter uma desilusão, é verdade. Mas também podemos ter uma grande alegria. E, pensando bem, este arriscar em sair da zona de conforto, não é só verdade neste caso mas em toda a nossa vida. Viver sempre na zona de conforto não é viver, é sobreviver.

E viver é tão melhor que sobreviver!

E vocês? Qual é o vosso critério de compra dos livros?


36 comentários

De Sou Toda Amor a 06.10.2015

Eu, para comprar livros, vou por esta sequência:
1 - O que me apetece ler nesse momento (posso estar numa fase mais romântica ou a apetecer-me ser aventureira ou a querer "ler" sangue... enfim, depende do estado de espirito)
2 - Vou pelos títulos 
3 - Vou pela descrição na contra-capa
4, 5, 6, 7, 8 e 9 - Ando feita barata tonta entre um e outro e ainda aquele que vi ali... (GOD Image)
10 - Compro, leio e, até á data, nunca me senti "defraudada" Image
Só tenho pena de não ter mais tempo para ler...

De Magda L Pais a 06.10.2015

quer ler sangue é bom... nas análises? ahahahahahahahahaah


sim, eu percebo. Acontece-me o mesmo. há alturas mais românticas, outras mais policiais. O que interessa é ler, não é?

De Sou Toda Amor a 07.10.2015

ImageImageImage
"Ler sangue" = crimes horrendos de não me deixarem pregar olho durante e noite (aconteceu-me 2 vezesImage) e já nem sei onde param esses livros!
E é mesmo isso... o que interessa é ler!
Image

De Magda L Pais a 07.10.2015

ahahahahahaahahahahahahahahah eu percebi

Comentar post




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog

calendário

Setembro 2015

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930