Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A Herança

por Magda L Pais, em 27.11.15

23674888.jpg

A Herança de John Grisham

Editado em 2014 pela Bertrand Editora
ISBN: 9789722529006
 
Sinopse
Seth Hubbard é um homem de idade com uma fortuna, que está a morrer de cancro dos pulmões. Não confia em ninguém. Antes de se enforcar num sicómoro, Seth faz um novo testamento. Este documento irá arrastar os seus filhos adultos, a sua empregada negra e o advogado Jake Brigance para um conflito dramático e arrasador, semelhante àquele que, apenas três anos antes, fez de Jake um dos advogados mais conhecidos da região.
O segundo testamento levanta muito mais questões do que aquelas a que responde. Por que razão deixaria Seth quase toda a sua fortuna à empregada? Teria a quimioterapia afectado a sua lucidez?
John Grisham regressa ao cenário e às personagens que fizeram dele o romancista preferido da América, enfrentando uma vez mais um julgamento ferozmente controverso, que irá revelar velhas tensões raciais e obrigar o Condado de County a confrontar a sua história.
 
A minha opinião
Quando eram crianças, os irmãos brancos Seth e Ansil testemunharam algo que nenhum ser humano deveria testemunhar. E isso afectou-os para sempre. Aos 72 anos, Seth tem apenas algumas semanas de vida por causa do cancro do pulmão que o atinge há quatro anos. Decide, por isso, enforcar-se num sicómoro mas antes organiza tudo para que a sua empregada negra, Lottie, receba 90% da sua herança, deserdando os dois filhos e os netos. Mas 90% de 24 milhões de dólares são muitos dólares e os filhos de Seth resolvem recorrer ao tribunal para impugnar o testamento, tentando, de todas as formas, descredibilizar Lottie e provar que Seth não estava na posse das suas capacidades.
Jack acaba no meio do conflito porque foi a ele, e só a ele, que Seth confiou o testamento manuscrito, enviando-lhe pelo correio da véspera da morte e com instruções expressas para apenas ser validado depois do funeral. 
Por mais que Jack, Lottie, e os filhos de Seth se perguntem porquê é que Seth fez isto, ninguém sabe a resposta...
John Grisham é mestre na arte de me fazer perder autocarros, de me fazer esquecer as horas e de me deixar com vontade de não ir dormir. A Herança, mais uma vez, não me desiludiu. Dei por mim a desejar que a viagem de barco demorasse mais tempo ou que o exame médico que estava a espera não fosse feito logo. É um excelente livro para se ler duma só vez, sem intervalos porque os acontecimentos sucedem-se a um ritmo vertiginoso e só mesmo nas últimas páginas conseguimos saber a resposta à dúvida que assola toda a gente - num condado com bastantes vestígios racistas, o que leva um velho branco a entregar a sua enorme fortuna a uma empregada negra que só estava na sua casa há três ou quatro anos?
Para quem nunca leu John Grisham, este é um excelente livro para iniciar um relacionamento prolongado. Acreditem em mim. Vale mesmo a pena!

Autoria e outros dados (tags, etc)


13 comentários

De Tea a 27.11.2015 às 12:54

Eu li "O Advogado" dele. Gosteim mas estava à espera de mais, porque as críticas eram muito positivas. Fiquei assim um bocadinho escaldada com John Grisham. Não sei se avance para outras leituras dele ou não. Já muita gente me disse que este é ótimo. Fiquei com vontade.

De Magda L Pais a 27.11.2015 às 14:43

avança porque os livros dele valem mesmo a pena.

Comentar post




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog

calendário

Novembro 2015

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930