Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



A Revelação do Bobo

por Magda L Pais, em 23.03.18

37841073.jpg

A Revelação do Bobo de Robin Hobb

Saga Assassino e o Bobo nº 2

ISBN: 9789897730931

Editado em 2018 pela Saída de Emergência

Sinopse

Após os acontecimentos de O Assassino do Bobo, cresce a intriga que atinge a vida e o coração de Fitz. Depois de garantir que nunca mais a deixaria só ou negligenciada, Fitz abandonou a sua filha Abelha para correr para Torre do Cervo a fim de tentar salvar a vida do velho amigo Bobo. A consequência foi a mais terrível: um ataque à sua casa e o rapto da pequena, que desaparece sem deixar rasto.

Encontramo-lo neste volume dilacerado entre as obrigações para com o Bobo e o que a consciência lhe exige que faça para tentar recuperar a filha. Mesmo o regresso a Torre do Cervo traz grandes perigos, pois no local onde nasceu e viveu durante muitos anos ainda perdura a sua má fama de Bastardo Manhoso e assassino. O que poderá Fitz fazer para trazer a paz de novo ao seu mundo?

A minha opinião

Dois pontos prévios.

O primeiro e o principal é: quando é que é editado o terceiro volume desta saga? 

O segundo, também importante mas não tanto, é um spoiler alert. É impossível falar deste livro sem desvendar algumas coisas do livro anterior ou mesmo das colecções anteriores relativas a Fitz, Breu, Bobo e a família Visionário. Por isso avancem por vossa conta e risco.

Nas últimas páginas d'O Assassino do Bobo, Abelha foi raptada enquanto o seu pai ia, pelos pilares de Talento com Bobo, numa tentativa desesperada para lhe salvar a vida que ele próprio lhe ia retirando.

(um breve intervalo apenas para vos dizer que, em alguns momentos do primeiro livro e em muitos momentos deste livro, me apeteceu espancar violentamente FitzCavalaria. Tantas pistas, tanta coisa nas entrelinhas, nas frases soltas que, ainda antes do Bobo fazer a sua revelação no final do livro, já eu tinha percebido o que escapou a FitzCavalaria)

Não me entendam mal. Eu adoro o Fitz. Adoro a personagem e a sua magia (mais a Manha que o Talento), tanto que baptizei o gato duma grande amiga com esse nome (na realidade era para se chamar Molly mas tivemos de lhe mudar o nome porque era um gato e não uma gata) mas a verdade é que, às vezes, consegue ser mais obtuso que o próprio Obtuso. Ou só vê o que quer ver.

Esta é uma característica extraordinária de Robin Hobb que já me tinha encantado nos outros livros. Consegue que nos sintamos tão envolvidos com as personagens, na cadência dos acontecimentos e no ambiente que se vive que nos esquecemos, a cada passo, que é só um livro, só uma história de fantasia e que nada daquilo é real. 

A Revelação do Bobo é, realmente, um livro de revelações. São alguns capítulos que se fecham, reconhecimento de outros e, por fim, a certeza. Abelha será fundamental no próximo volume, o catalisador de outras mudanças que se iniciaram quando Fitz evitou que o Amado Bobo fosse morto (tudo para o tentar matar de seguida mas isso é outro assunto).

A Revelação do Bobo é, também, e para quem acompanha Fitz desde as primeiras páginas do primeiro volume da primeira colecção, um livro emotivo (não vos direi porquê, deixo que descubram por vós) e de reconciliação. 

Basicamente - e como toda esta colecção - este é um livro a ler. E apressem-se. Porque a autora vai estar em Portugal no Festival Bang 2018 e de certeza que também não vão querer perder esse momento. Eu sei que vou lá estar!

(leia aqui as primeiras páginas)

Classificação: 

(este livro foi-me oferecido pela Saída de Emergência em troca duma opinião honesta e sincera)

Entretanto...

Conheces o meu blog generalista?

Que esperam para me acompanhar no facebook e no instagram?

Autoria e outros dados (tags, etc)


2 comentários

De A rapariga do autocarro a 23.03.2018 às 10:53

Não terminei de ler o teu post, recuso-me...

De Magda L Pais a 23.03.2018 às 10:55

oh mas tu já leste os livros anteriores. Eu não desvendo nada deste livro ehehehehe

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog

calendário

Março 2018

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031



Comentários recentes

  • Magda L Pais

    Tens de ler estes. São tão mas tão bons

  • Happy

    Eu li os Pilares, mas fiquei-me por aí. Gostei bas...

  • neuza

    ok,ok,é uma pena,esperemos então que saiam os outr...

  • Magda L Pais

    em Portugal por enquanto só saiu este

  • neuza

    Ok,parece ser um livro interessante,quais são os l...


subscrever feeds