Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A Viela da Duquesa

por Magda L Pais, em 29.04.20

16042837.jpg

A Viela da Duquesa de Sveva Casati Modignani

Tradução de Regina Valente

ISBN: 978-972-0-04403-7

Editado pela Porto Editora

Sinopse

Itália, início do século xx. Uma série de circunstâncias dramáticas aproxima duas jovens mulheres numa amizade improvável; uma é a condessa Josepha Paravicini, austríaca e recém-viúva do príncipe Enrico de Castiglia, a outra é Teresa Avigliano, uma jovem napolitana de origens humildes, recentemente órfã de mãe.

Entre a Áustria e Itália, o Norte e o Sul, ambas atravessam o século xx, sofrem duas guerras mundiais, vivem os dramas da ditadura fascista e os tempos difíceis da reconstrução, mas sobretudo ousam amar e inventar a esperança num período em que a hostilidade e o desespero dominam.

Em A Viela da Duquesa, Sveva Casati Modignani entrelaça elegantemente as histórias destas duas mulheres corajosas e das suas famílias, construindo assim um mosaico assombroso do século xx.

A minha opinião

Já andava a namorar este livro na minha estante da vergonha há uns tempos. Tinha curiosidade em lê-lo mas, ao mesmo tempo, algum receio porque nunca tinha lido esta autora. Bem... só vos posso dizer que fiz mal, muito mal, em não o ter lido antes e, agora, quero ver se, em breve, leio mais alguma coisa de Sveva Casati Modignani.

A Viela da Duquesa leva-nos numa viagem por quase um século. O XX para ser mais exacta. E leva-nos, nessa viagem, em primeira classe com a condessa Josepha Paravicini e a sua família mas também na classe económica, a que não sabe o que vai comer na refeição seguinte com Teresa Avigliano e a sua família.

A amizade improvável destas duas grandes mulheres é o ponto de partida para um livro recheado de acontecimentos reais e imaginários, de encontros e reencontros entre ambas e entre as duas famílias, mostrando como as guerras e os problemas sociais podem afectar todas as relações.

Personagens fortes que nos atraem, uma história que nos prende, diálogos bem construidos e a realidade a misturar-se com a ficção de forma credível. Uma ou outra pitada de humor. Estes são os ingredientes para um bom livro. Um bom livro como A Viela da Duquesa que merece ser lido e degustado.

Só uma curiosidade. Uma parte do livro refere-se à gripe espanhola. E fala na necessidade que as pessoas tiveram de ficar em casa para se proteger mas que algumas quiseram fugir para o campo, acabando por levar a doença com elas para zonas bastante mais desprotegidas. Faz-vos lembrar de alguma coisa?

 

leia aqui as primeiras páginas

Classificação:

May we meet again

Let’s make blogs great again!

 Que esperam para me acompanhar no facebook e no instagram?

Conheces o meu blog generalista?

Neste momento que vivemos, precisamos de manter a calma e a prudência, de lavar e desinfectar as mãos, evitar contactos sociais, reduzindo as saídas de casa ao imprescindível e não ir a correr para os hospitais por uma unha encravada, ao primeiro sinal de febre (superior a 37,5) ou tosse. São tempos difíceis mas só unidos e tendo em atenção as recomendações oficiais, podemos sair disto.

Autoria e outros dados (tags, etc)


3 comentários

De Magda L Pais a 29.04.2020 às 10:53

não sei. qual foi que leste?

De Milord a 29.04.2020 às 11:06

Já não me lembro...

Comentar post




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog

calendário

Abril 2020

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930