Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Anjo Mecânico de Cassandra Clare
Caçadores de Sombras As Origens #1
Editado em 2013 pela Editorial Planeta
ISBN: 9789896571399
Lido em 2015
Sinopse
Quando Tessa Gray, uma jovem de dezasseis anos, atravessa o oceano para se reunir ao irmão, o seu destino é a Inglaterra do reinado da rainha Vitória e aventuras aterrorizantes aguardam-na no Mundo-à-Parte de Londres, onde vampiros, bruxos e outras personagens sobrenaturais palmilham as ruas iluminadas a gás. Apenas os Caçadores de Sombras, guerreiros que se dedicam a livrar o mundo de demónios, conseguem manter a ordem no caos.
Raptada pelas misteriosas Irmãs Escuras, membros de uma organização secreta chamada Clube Pandemonium, Tessa fica a saber que também pertence ao Mundo-à-Parte e que possui uma habilidade rara: o poder de se transformar, quando quer, noutra pessoa. Além disso, o Magister, a figura misteriosa que dirige o clube, tudo fará para reclamar o poder de Tessa para si.
Sem amigos e perseguida, Tessa refugia-se junto dos Caçadores de Sombras do Instituto de Londres, que lhe juram encontrar o irmão se usar o seu poder para os ajudar. Em breve se sente fascinada, e dividida, entre dois amigos: James, cuja beleza frágil esconde um segredo mortal, e Will, um rapaz de olhos azuis, cujo humor cáustico e temperamento volúvel mantêm toda a gente à distância... ou seja, todos menos Tessa. Enquanto a investigação os vai arrastando para o âmago de uma conspiração tenebrosa que ameaça destruir os Caçadores de Sombras, Tessa percebe que poderá ter de escolher entre salvar o irmão e ajudar os seus novos amigos a salvar o mundo... e que o amor pode ser a magia mais perigosa de todas.
A minha opinião
Comecei a leitura da saga Caçadores de Sombras antes de ler esta trilogia intitulada Caçadores de Sombras, a Origem. Nada de mal vai ao mundo por isso, é verdade mas talvez tivesse feito mais sentido. Se bem que, por outro lado, estou a ler pela ordem pela qual a autora escreveu o que não é pior.
Confusos? olhem, eu também mas não é problemático...
Estamos em 1878 e Tessa é uma jovem americana que, depois da morte da tia Harriet, tem de vender tudo o que tem para ir ter com Nate, o seu irmão, a Londres. Quando chega é recebida por duas irmãs que a mantem prisioneira até que ela aprenda a usar o seu dom - o de se transformar em qualquer outra pessoa, desde que toque num objecto que lhe tenha pertencido. Quando já o consegue fazer, as irmãs avisam-na que o Magister irá buscá-la nessa noite para se casar com ela. Inesperadamente e para sorte de Tessa, Will - um caçador de sombras - aparece e consegue salvá-la. Mas o Magister não irá desistir facilmente de obter aquilo que foi criado para ele e Tessa vê-se obrigada a refugiar-se no Instituto, onde conhece Jem e todos os caçadores de sombras que lá vivem.
Apesar de estar de férias, a leitura tem sido um pouco descuidada em prol da Guerra dos Tronos. Mas este livro, tal como os outros desta autora, prenderam-me do princípio ao fim. Bem escrito, com reviravoltas atrás de reviravoltas e com o inesperado à espera em cada capítulo, o que os torna ainda mais apetecíveis. De seguida irei começar o segundo desta trilogia, o Príncipe Mecânico, com as expectativas bastante elevadas. Creio que não me irei desiludir.
Classificação:
leia aqui as primeiras páginas
May we meet again
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.