Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




As Velas Ardem Até ao Fim

por Magda L Pais, em 03.11.16

As Velas Ardem Até ao Fim de Sándor Márai

ISBN: 9789722020626

Editado em 2001 pela Dom Quixote

Sinopse

Para conhecer a sinopse, clique na imagem

A minha opinião

Mais um livro secreto que me veio parar às mãos. 

As expectativas eram altas, algumas das participantes nesta iniciativa consideraram-no um dos melhores livros a circular e, portanto, lá o comecei a achar que ia ler um excelente livro.

Gostei tanto (#sóquenão) que ontem acabei por desabafar com a seita do arroz que, mais um bocadinho, e era eu que matava o velho. O narrador. Que é um velhote que não se cala nem por mais uma. Senhores, o que o homem fala no jantar de reencontro com o seu amigo de infância? Eu, que sou faladora, acho que ele fala demais. E nem sequer se pode dizer que é uma conversa entre dois amigos de infância separados há 40 anos por um segredo. É um monólogo...

Verdade seja dita, algumas frases da conversa são bastante interessantes, mas fica por ai.

É uma pena, porque, de facto, a história é interessante e teria bastante por onde se desenvolver. Mas, por ser um monólogo, acaba por se tornar maçador e cansativo.

Enfim…não podemos acertar sempre e nem todos temos os mesmos gostos. É o que concluo – mais uma vez – e mantenho que valeu a pena inscrever-se nesta iniciativa do livro secreto. Agora que estamos a pouco tempo de terminar a primeira edição, espero, sinceramente, que se repita, com outros livros e com as mesmas (ou outras) participantes.

(leia aqui as primeiras páginas)


19 comentários

De Magda L Pais a 08.11.2016

mas é que, porque não se cala, também não ouve. E acaba por não ter respostas às dúvidas que tinha

De Mula a 08.11.2016

Achas que não teve as repostas? Olha que teve... No fundo, o silêncio do outro dá resposta a tudo mas... O que ele queria era exorcizar os seus demónios, quando ele percebeu a verdade, percebeu também que já não era importante para ele. Ele no fundo só queria que o outro soubesse que ele sabia para que acabasse a viver com aquilo na consciência. Pelo menos foi a minha interpretação. 

De Magda L Pais a 09.11.2016

não me parece que tenha tido todas as respostas. Ficou sem saber se a mulher sabia do plano ou porque é que o outro não o conseguiu concretizar. Mas percebo que se possa interpretar doutra forma (ponto a mais para este livro que permite várias interpretações)

De Mula a 09.11.2016

ahahahahahah vês? A discutir livros é que a gente se entende... Mas, só para te deixar, quicá, mais confusa, eu acho que ele sabia que a mulher sabia do plano, pensa que ela foi à casa do outro para fugir com ele e já não o encontrou, e supostamente ela não sabia onde ele morava, e quando ele foi para a outra ala da casa, eles nunca mais se falaram e ela nunca questionou. Ela sabia e fazia parte, como o outro foi fraco ela ficou ali porque não tinha mais sítio para onde ir. Imagino que ele não tenha conseguido concretizar o plano porque havia todo um passado e ... planear é sempre fácil, difícil é puxar o gatilho.

Mas sabes uma coisa engraçada? Todo o livro eu achei que o outro era gay, e que estivesse apaixonado pelo General... porque o pai dele disse-lhe uma vez que o outro rapaz era diferente, e que ele um dia iria compreender. Quem nunca compreendeu afinal, fui eu xD

De Magda L Pais a 10.11.2016

ahahahahahahahahaahahah exactamente o que eu pensei, que o amigo era gay e que se tinham desencontrado por causa disso. E vai na volta ele não o conseguiu matar porque estava apaixonado pelo general

De Mula a 10.11.2016

Acho que nunca iremos saber, a menos que escrevam um dia um livro com o outro monólogo! ahahahahahahahahah

Comentar post




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog

calendário

Novembro 2016

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930