Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Destroços

por Magda L Pais, em 29.12.18

34304348.jpg

Destroços de Emily Bleeker

Tradução de Maria João Trindade

ISBN: 9789897730443

Editado em 2017 pela Saída de Emergência

Sinopse

Lillian Linder é uma mentirosa. À superfície, aparenta ser a sobrevivente corajosa de um acidente de avião. Mas tem vindo a mentir à sua família e ao resto do mundo desde que os helicópteros de salvamento a resgataram a si e a Dave, outro sobrevivente, de uma ilha deserta no Pacífico Sul. Desaparecidos durante dois anos, tornaram-se estrelas e recebem as atenções de toda a imprensa. Mas nunca poderão contar a verdadeira história…

O público está fascinado por ambos, mas Lillian e Dave têm de regressar às suas vidas e esposos. Genevieve Randall, uma jornalista experiente e obstinada, suspeita que a história pode ser falsa e está determinada a desvendar a verdade a qualquer custo, mesmo que implique destruir as vidas de Lillian e Dave. Uma história eletrizante que nos faz questionar a importância da sobrevivência, tanto no meio da natureza selvagem como sob os holofotes da imprensa implacável.

A minha opinião

Viemos até Leiscester trazer a gaiata e a amiga e, obviamente, tivemos de vir de avião. Naturalmente eu trouxe vários livros na mala (3 ou 4 para ser mais precisa, afinal vamos cá estar uns dias) e, claro, pensei num para a viagem de avião. Só que, quando acordamos - no dia da viagem - tivemos a noticia que, devido ao nevoeiro forte que tinha estado nessa noite em Lisboa, o voo estava atrasado quase 3 horas. Bem... peguei em mais dois livros pequenos e pronto. Estava pronta para esperar no aeroporto. Se houvesse sitio para nos sentarmos sem ser no chão, ou se não estivesse o terminal 2 atulhado de tal maneira de gente que nem conseguíamos dar um passo sem tocar em alguém...

Quando, finalmente, íamos entrar para o avião, escolhi um livro. Este livro. E depois de entrar no avião, guardar as malas de cabine e apertar o cinto, no exacto momento em que o avião começa a deslizar na pista eu começo a ler.

Brilhante, Magda.. momento brilhante. Quem mais se lembraria de ler um livro sobre um desastre de avião enquanto viaja... de avião? E logo eu que não gosto por ai além de viajar de avião.

Enfim...

Certo é que, felizmente, a viagem correu lindamente, nem uma turbulênciazinha nem nada de mais. E o livro, esse, foi lido quase todo na viagem, tendo-o terminado quando chegamos a casa, enquanto o jantar aquecia.

Este é um livro brilhante. Extraordinariamente brilhante, que me manteve presa da primeira à ultima página. Que nos faz navegar entre o presente e o passado de Lillian e Dave, enquando ambos nos levam a descobrir as várias camadas da verdadeira história do acidente de avião (e deles próprios).

Digo isto várias vezes. Nem todos os escritores conseguem que a alternância entre dois tempos ou entre dois narradores seja bem feita. Emily Bleeker fê-lo com a mestria que apenas os melhores conseguem.  São 288 páginas de revelações, de história, com personagens fortes, marcantes e bem construidas.

Claro que, no fim, e sem querer ser spoiler, queremos que a história termine da melhor forma. Mas, se calhar, a forma como termina é mesmo a melhor. 

Leia aqui as primeiras páginas 

e veja aqui o video promocional

Classificação: 

May we meet again

Conheces o meu blog generalista?

Que esperam para me acompanhar no facebook e no instagram?

Autoria e outros dados (tags, etc)


4 comentários

De Sofia a 29.12.2018 às 10:58

Credo, Magda já leste?
Comecei, ontem e só ler a tua opinião no fim.

De Magda L Pais a 06.01.2019 às 18:07

Já li :) a viagem de avião foi de quase 3 horas por isso deu para ler

De Luísa de Sousa a 29.12.2018 às 11:36

Parece-me muito bom, do tipo de livros que gosto de ler. Grata.

De Magda L Pais a 06.01.2019 às 18:08

Gostei bastante apesar de o ter lido numa viagem de avião ahahahah

Comentar post




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog

calendário

Dezembro 2018

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031