Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Dois ao mesmo tempo ou um de cada vez?

por Magda L Pais, em 07.02.17

28080_452857284790234_1669087879_n.jpg

Apesar do título ser sujeito a diversas interpretações, a verdade é que estou a falar do tema do costume neste recanto. Ou seja, livros, claro.

Sempre gostei de ler um livro de cada vez. Para mim cada livro é único e merece ser tratado como tal. Faz-me (ou fazia) alguma confusão ouvir por ai que estavam a ler dois, três ou seis livros ao mesmo tempo. E as histórias? As personagens? Não se misturam, não se sentem traídas?

Nunca tive curiosidade em experimentar esta bigamia de livros até ao dia em que cedi à tentação.

O Poço da Ascensão de Brandon Sanderson, com 736 páginas, andava pelas prateleiras à espera das férias. Sempre que acabava um livro olhava para ele com vontade de o ler (é uma das melhores sagas de fantasia que já li, sem dúvida) mas o peso (literal) do livro fazia-me pensar duas vezes. Um dia não resisti. Peguei nele e trouxe-o para o meu local de trabalho. Assim não pesa no ombro e, todos os dias de trabalho, ao almoço, leio algumas páginas.

Ao mesmo tempo, e nas minhas viagens de transportes públicos, fui lendo as Crónicas do Mal de Amor de Elena Ferrante. E agora, porque ainda não acabei O Poço da Ascensão, estou a ler O Plano Infinito de Isabel Allende, último livro secreto do primeiro grupo.

Mentirei se vos dizer que gosto desta situação. Quando estou a ler, à hora de almoço, penso no livro que leio nos transportes públicos. E quando estou a ler nos transportes públicos, penso no livro que me acompanha o almoço. Não me consigo, realmente, habituar a isto.

Creio que só voltarei a passar pelo mesmo quando tiver algum livro maiorzito para ler. Os meus ombros e a coluna certamente que agradecem. Mas prefiro, sem sombra de dúvida, ler um de cada vez.

E vocês? Um de cada vez ou dois ao mesmo tempo?

Tags:


4 comentários

De Sara a 07.02.2017

Eu leio vários (às vezes três ou quatro) ao mesmo tempo sem problemas...Ajuda a desanuviar de uma determinada história e a não ficar encravada. Nunca me aconteceu misturar histórias, mas tb tento não conjugar livros com histórias muito semelhantes. 

De Magda L Pais a 07.02.2017

Por acaso lembrei-me de ti quando estava a escrever este post porque já tínhamos falado (ou será que já tinha lido no teu blog?) que chegavas a ter dois ou três na mesinha de cabeceira. Admiro-te por isso :) de facto as histórias que tenho lido são diametralmente opostas e, talvez por isso, não me aconteceu mistura-las

De Sara a 08.02.2017

Também tenho a ideia que já falamos sobre isto algures...lol. Sim, serem diferentes é importante: coitado do leitor que tentar ler dois russos ao mesmo!

De Magda L Pais a 08.02.2017

nem consigo imaginar dois russos ao mesmo tempo. Um já é dose, dois então...

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog

calendário

Fevereiro 2017

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728