Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Eleanor & Park

por Magda L Pais, em 21.12.18

capa eleanor.png

Eleanor & Park de Rainbow Rowell

Editado em 2015 pelas Edições Chá das Cinco

ISBN: 9789897101229

Lido em 2015 

Sinopse

Dois inadaptados. Um amor extraordinário. Eleanor... é uma miúda nova na escola, vinda de outra cidade. A sua vida familiar é um caos; sendo roliça e ruiva, e com a sua forma estranha de vestir, atrai a atenção de todos em seu redor, nem sempre pelos melhores motivos. Park... é um rapaz meio coreano. Não é propriamente popular, mas vestido de negro e sempre isolado nos seus fones e livros, conseguiu tornar-se invisível. Tudo começa a mudar quando Park aceita que Eleanor se sente ao seu lado no autocarro da escola. A princípio nem sequer se falam, mas pouco a pouco nasce uma genuína relação de amizade e cumplicidade que mudará as suas vidas. E contra o mundo, o amor aparece. Porque o amor é um superpoder.

A minha opinião

Depois de ter lido a opinião da Just sobre este livro e dela me ter dito Acho que vais gostar, é leve :) eu decidi que tinha mesmo de o ler. Parei, por momentos, as distopias que estava a ler (antes de pegar em mais duas, Maze Runner e 1984) e li este livro. Duma penada. Porque é assim que se lê este livro. Com a pressa natural de saber o fim, o destino de cada uma das personagens mas, acima de tudo, se o amor delas resiste a tudo.

Eleanor é a Ruiva Gorda, a nova aluna da escola. Logo que entra, a primeira vez no autocarro da escola, começa a ser gozada pelos restantes alunos e ninguém a quer sentada ao seu lado. Park, que tem um lugar vago ao seu lado, começa por pensar em não a deixar sentar mas depois percebe que ela não pode ir em pé a viagem toda e acaba por a convidar a sentar.

As primeiras viagens feitas ao lado um do outro começam a ser feitas em silêncio mas quando Park percebe que Eleanor está a ler o seu livro por cima do ombro dele, começa a demorar mais tempo para passar a página para ter a certeza que ela leu a página completa. É assim, aos poucos e muito devagar, que o amor entre os dois começa a nascer. Um amor intenso, aceite, com alguma dificuldade pela mãe de Park e desconhecido da mãe de Eleanor – ela própria a braços com uma relação muito complicada com o padrasto de Eleanor, um homem bruto e violento.

Escrito a dois tempos, o de Eleanor e o de Park, este livro leva-nos à adolescência, em que tudo é vivido com intensidade, em que as dúvidas e as certezas se atropelam e nos baralham. Em que os super heróis podemos ser nós próprios e em que a capacidade de amar começa a dar os seus primeiros passos.

Creio que é uma autora a seguir.

Classificação 

leia aqui as primeiras páginas

May we meet again

Conheces o meu blog generalista?

Que esperam para me acompanhar no facebook e no instagram?


15 comentários

De Carlota a 21.12.2018

Já li o livro e, honestamente, tenho um grande carinho pelo mesmo.
A Eleanor é a verdadeira adolescente do século XXI, ainda que a história se passe ainda no século XX.
É, realmente um livro leve e que sou capaz de ler vezes sem conta porque vou sempre gostar tanto como da primeira vez.
Beijinhos e boas leituras <33

De Magda L Pais a 23.12.2018

é um livro realmente extraordinário

De Sofia a 21.12.2018

Fiquei curiosa!😊

De Magda L Pais a 23.12.2018

é giro e é leve. vale a pena

De Sofia a 23.12.2018

Estou quase, acabar o que me emprestas-te! Já recebi a caixa negra, só vou abrir amanhã. Talvez, seja a primeira leitura de 2019.😉

De Magda L Pais a 23.12.2018

eu já abri a minha ahahahahahah e vou levar o livro comigo para inglaterra

De Sofia a 23.12.2018

Eu já engatei o meu, não estragues a minha surpresa! Diz, só se gostas-te dos objectos da caixa?

De Magda L Pais a 23.12.2018

Sim :) gostei do livro e de tudo

De Sofia a 23.12.2018

Boa, também devo.gostar! Quando, viajam?

De Sofia a 23.12.2018

Estás anciosa? Vais deixar a tua miúda! Boa viagem, Feluz Natal para vocês euita sorte para a tua filha.😘

De Heidiland a 21.12.2018

Já estive várias vezes com esse livro na mão, mas nunca o trouxe comigo, mas como as tuas recomendações costumam ser muito boas, para a próxima devo trazê-lo comigo.

De Magda L Pais a 23.12.2018

eheheheh podes ler à confiança

De Bipolar a 23.12.2018

Não é exactamente o meu tipo de leitura, mas sou um leitor ávido e eclético, pelo que já li algumas coisas do género. Leve é bom para desanuviar do resto e ganhar fôlego para coisas mais complicadas.

De Magda L Pais a 23.12.2018

às vezes é só isso que queremos dum livro - que seja leve e nos ajude a desanuviar

Comentar post




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog

calendário

Dezembro 2018

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031