Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Em Busca do Livro da Vida

por Magda L Pais, em 21.05.19

31492987.jpg

Em Busca do Livro da Vida de Deborah Harkness

Trilogia de Todas As Almas #3

Tradutor: Luís Santos

ISBN: 9789897413179

Editado em 2019 pela Casa das Letras

Sinopse

Ansiosamente aguardado por leitores de todo o mundo, Em Busca do Livro da Vida conclui, com magia e suspense inebriantes, a Trilogia de Todas as Almas. O que descobriram em tempos as bruxas? Porque foi esse segredo guardado num livro misterioso chamado Ashmole 782, procurado durante séculos por demónios, vampiros e até pelas bruxas? Como é que a bruxa Diana Bishop e o cientista vampiro Matthew Clairmont poderão viver o seu amor quando o peso das suas histórias os tenta separar?

Na história de Em Busca do Livro da Vida, Diana e Matthew regressam dramaticamente da Londres isabelina ao presente, onde enfrentam novas crises e velhos inimigos. Em Sept-Tours, o lar ancestral de Matthew, reencontram os adorados personagens de A Noite de Todas as Almas - com uma importante exceção. Mas a verdadeira ameaça ao seu futuro ainda está por revelar. Quando tal acontece, a busca pelo Ashmole 782 e as suas páginas perdidas assume um caráter ainda mais urgente.

A minha opinião

Esta trilogia foi, sem dúvida, uma grande e positiva surpresa, quer pela escrita - fluida, simples e  vibrante - pela história, pelas personagens - cativantes, fortes, consistentes - mas também pelas várias mensagens subjacentes. 

Apesar da historia de amor que serve de base à trilogia (entre uma bruxa e um vampiro que rompem com a tradição e um Pacto que os proíbe de se amarem), a verdade é que Em Busca do Livro da Vida não pode ser chamado exactamente de romance. Apesar de o ter, claro que sim, mas, felizmente, sem demasiados lamechismos que não abonam a favor de qualquer livro.

Gostei bastante do cuidado dado pela autora às cenas sexuais. Já se percebeu que há autores que conseguem descrever estas cenas de forma bastante erótica, deixando que seja a imaginação do leitor a fluir. Nem todos o conseguem fazer e alguns, na tentativa de o fazer, estragam por completo o livro. Deborah Harkness não arriscou e, com isso ganhou. Acredito que não tenha sido fácil fugir à tentação mas mais vale assim do que sair disparate (e é pena que não haja mais autores a pensar assim).

Outro detalhe que é introduzido nesta trilogia de uma forma subtil é o casamento homossexual. Tínhamos, desde o primeiro livro, o casamento de Emm e Sarah, as duas bruxas que criaram Diana desde que os pais faleceram. Agora, neste terceiro volume, conhecemos Fernando que foi companheiro de Hugh, dois vampiros que viveram juntos quase seis séculos.

(e o que eu daria para ter seis séculos de vida para poder ler o que quisesse....)

Quando terminei este livro, fiquei apenas com pena de se perder o rasto de Gallowglass. Espero, honestamente, que mais tarde saia um livro com a história dele. E que ele encontre o seu par perfeito.

leia aqui as primeiras páginas

Classificação:  (com os novos emojis que a equipa do Sapo nos ofereceu, a classificação deixa de ser em estrelas e passa a ser em livros, o que faz muito mais sentido)

Entretanto...

Conheces o meu blog generalista?

Que esperam para me acompanhar no facebook e no instagram?




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog

calendário

Maio 2019

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031