Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
No inicio deste ano comprei um Kobo. Eu, que sempre preferi os livros físicos aos livros digitais vi-me obrigada - por razões de saúde - a dar-me como vencida (mas ainda não totalmente convencida)
De lá para cá, dos 30 livros que já li, 23 foram ebooks. E, ainda que não me sinta como traidora, vejo-me na obrigação de, publicamente, fazer uma declaração polémica:
Afinal os ebooks, quando lidos num Kobo, não são maus de todo e até se lêem bem
Reconheço, acima de tudo, que um Kobo - que pesa, no máximo dos máximos, 250 gramas - é excelente na hora de ler aqueles livros com mais de 500 páginas que pesam imenso. E também é excelente porque, quando acabamos um livro podemos começar logo outro, onde quer que estejamos. Claro que há a questão da bateria mas hoje em dia quase todos nós andamos com powerbanks por perto.
Há ainda a questão dos preços. Por exemplo, o ebook que estou a ler (840 páginas) agora custa, na versão física, € 19,90. O ebook custa € 12,90... são sete euros que se podem gastar noutro ebook, porque também os há a esse preço (ou ainda mais baixo).
E onde adquiro os ebooks? bem, como expliquei já, na Wook não os compro garantidamente. Quando compro um ebook, quero que ele seja meu e quero lê-lo no meu Kobo. Os preços dos ebooks na Wook, na Fnac ou na Bertand são exactamente iguais mas comprando na FNAC ou na Bertand posso fazer o download as vezes que precisar e colocar o ficheiro no Kobo para ler onde e quando quiser e sem ter de aceder à internet.
Mas, aos poucos, fui descobrindo outros sites onde posso fazer o download de ebooks de forma gratuita. A qualidade tem sido bastante boa, há um ou outro caso em que o livro tem algumas expressões brasileiras mas nada que impeça a leitura e podem-se encontrar livros de todos os géneros literários.
Então tomem nota:
Para quem gosta de Fyodor Dostoyevsky, e não se importa de ler em inglês, é só seguir por aqui
Português Free-Ebooks - É necessária inscrição e temos acesso a 5 livros gratuitos por mês.
Projeto Adamastor - Dedicado exclusivamente aos clássicos portugueses
Luso Livros - Muito semelhante ao projecto Adamastor
Elivros Grátis - A maioria dos livros está em brasileiro mas a oferta é vasta.
Lê Livros - um dos meus favoritos.
Project Gutenberg – com mais de 38.000 livros electrónicos gratuitos.
Docero - milhares de ebooks, à nossa disposição
Lendo Ficção e Fantasia - livros destes dois géneros literários, organizados por autores
Netgalley - Sugestão da Akira para livros que não são populares no mercado (os chamados Underground Books) em inglês
E vocês, onde arranjam os vossos ebooks? Vamos fazer uma lista exaustiva de sites onde podemos recorrer, de forma gratuita?
Entretanto...
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.