Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Rugas de Pablo Roca
ISBN: 9789722525992
Editado pela Bertrand Editora em 2013
Sinopse:
Emílio, um bancário reformado, sofre da doença de Alzheimer e é internado num lar de terceira idade. Rodeado de vários outros idosos, cada um com um quadro «clínico» distinto e com uma personalidade bem vincada, vai aprendendo as diversas estratégias para combater o tédio e a erosão da rotina. Ao mesmo tempo, Emílio e os seus companheiros vão tentando introduzir, num quotidiano marcado por medicamentos, refeições, «terapias ocupacionais» e sestas de duração indefinida, alguns vislumbres de encanto e alegria de viver.
A opinião da Isaura (que podem acompanhar neste canal do Youtube)
Opinião:
O blogue deu-me a conhecer novos autores, novos géneros de leitura. E este foi um deles. Até então desconhecia as graphic novels e, confesso, que até fui um pouco conservadora nesse aspecto. Mas arrisquei. Estou cada vez mais a gostar de ler Gaphic Novels. Já li algumas e têm sido leituras muito agradáveis.
Já tinha visto este livro pelo Goodreads e fiquei curiosa pela temática abordada: o envelhecimento. Até que o descobri na biblioteca da minha zona e veio comigo. Tinha mesmo que o ler. Já me tinham recomendado várias vezes este livro e soube logo que acertei nesta escolha.
E acertei mesmo. É um livro fantástico, com uma história maravilhosa. É certo que ainda só li 4 graphic novels, mas este é de longe o melhor que já li. Aborda o envelhecimento, a solidão, e amizade e o amor no seu estado mais puro.
Emílio tem a doença de Alzheimer e é internado num lar de terceira idade. Contudo, Emílio não se revê muito naquilo que encontra. Idosos envoltos em solidão e acções mecânicas (comer, dormir), ambiente sombrio. Contudo, Emílio conhece algumas pessoas que o ajudam a ultrapassar a monotonia.
É fantástico como vemos a amizade entre personagens crescer e evoluir de uma forma bonita. Miguel, o companheiro que é um pouco aproveitador e oportunista. Um casal em que o marido tem Alzeimer e a sua esposa lhe conta uma história da altura de namoro apenas para o fazer sorrir. Uma senhora que não ia sozinha a lado nenhum pois tinha medo de ser raptada por marcianos, entre muitas outras.
Não há mais palavras. Há que ler e reler.
Recomendo.
Classificação:
Leia aqui as primeiras páginas
May we meet again
Conheces o meu blog generalista?
Que esperam para me acompanhar no facebook e no instagram?
(às 9h30 de segunda feira, leituras alheias traz-vos opiniões sobre livros de outros bloggers ou amigos)
e
Não se esqueçam de nomear os vossos blogues favoritos para os Sapos do Ano 2018
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.