Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Livresca

por Magda L Pais, em 14.08.18

tumblr_mzxhhnvhUz1rk1xj5o2_400.jpg

Qual o livro que está na tua mesa-de-cabeceira?

Não tenho livros na mesa-de-cabeceira. Os livros não entram no meu quarto para leitura. E isto tem uma razão simples. Um livro na mesa-de-cabeceira é um livro que se lê quando vamos para a cama. E eu não leio na cama (é, aliás, o único sitio onde não leio)

De qualquer maneira, agora que mudei de casa, tenho livros no quarto. Mas já lá vamos à explicação, está no ponto 5.

Mas se querem saber o que estou a ler de momento, estou a navegar por um Romance Atribulado de Jill Mansell. Depois da trilogia David Hunter e da desilusão d’Os 100 (vejam a série, não leiam os livros), precisava mesmo de uma leitura leve, previsível, que me deixasse bem disposta e sem necessidade de pensar muito. Jill Mansell nunca desilude neste aspecto.

Qual foi o último livro realmente bom que leste?

Sou péssima a seguir regras…

Sem qualquer ordem em especial, e porque são os três realmente muito bons e em géneros literários diferentes, O Desaparecimento de Stephanie Mailer de Joël Dicker, Antes de Sermos Vossos de Lisa Wingate e O Tempo Entre Costuras de María Dueñas. 

Se pudesses encontrar qualquer escritor, vivo ou morto, quem seria? O que lhe perguntarias?

Já tive o grato prazer de estar com o meu ídolo da escrita, Anne Bishop. Já ouvi Dan Brown numa conferência. Também gostaria de ouvir Ken Follet. Robin Hodd irei conhecer em Outubro, no festival Bang deste ano.

Gosto mais de os ouvir do que lhes colocar questões.

Qual livro ficaríamos surpresos de encontrar na tua estante?

As minhas leituras são muito variadas. Tanto tenho livros infantis como livros eróticos, de poesia e ensaios, biografias e fantasia. Religiosos e ateus. O leque é tão mas tão vasto que, se alguém se surpreender com o que por lá anda, não me conhece minimamente.

Como organizas a tua biblioteca pessoal?

Neste momento por lidos e não lidos. Depois da mudança de casa ainda não tive oportunidade de os organizar como deve ser. A única separação é mesmo entre os lidos – espalhados pela casa nas várias estantes – e os não lidos, que estão no meu canto de leitura no meu quarto. Depois, nos não lidos, há mais duas separações. Os que são meus (e que vão ficando) e aqueles que têm mais urgência, ou seja, os que me são emprestados, os do livro secreto e os das parcerias com as editoras.

Que livro já "deverias ter lido"?

Todos aqueles que já comprei e que ainda não li. Todos os que já foram editados e que nunca conseguirei ler.

Um livro que te desapontou e que é sobrevalorizado / Um livro que todos dizem ser a tua cara, mas que não gostaste / Último livro abandonado

Raramente abandono um livro. Pode às vezes acontecer demorar mais tempo que o normal a ler, ou lê-lo no intervalo dos outros mas é raro abandoná-lo. Mas já aconteceu, claro. Um dos últimos foi Palestina de Hubert Haddad. Não consegui mesmo.

Que tipo de histórias chamam a tua atenção? De que tipo de histórias manténs a distância?

Só mantenho a distância de livros de auto ajuda ou demasiado lamechas. Tirando isso, gosto de histórias bem contadas, sejam elas de ficção ou reais. Gosto que a escrita seja fluida, que as personagens sejam fortes e bem construídas, que a história seja atrativa e, mesmo que não seja original, que seja contada de forma original. Gosto que haja uma estrutura no livro, que não parece apenas palavras despejadas sem nexo e sem sentido. Gosto de me rir com um livro e gosto que me deixe o estomago às voltas com as descrições. Gosto de livros leves e livros pesados. Gosto de livros com poucas páginas e de verdadeiros calhamaços. Gosto de contos e de trilogias (e até gosto quando as trilogias se transformam em série).

Se pudesses indicar um livro para o Presidente, qual seria?

Em vez dum livro, podem ser quatro? São os meus livros preferidos de sempre, talvez os mais mencionados aqui. Falo, obviamente, das Brumas de Avalon

Que livros pretendes ler em breve?

Ainda não decidi qual será. Normalmente quando acabo um livro olho para a estante dos livros por ler e deixo que seja o livro a decidir por mim. Há sempre um que olha para mim de forma diferente e me diz: leva-me, é a minha vez. 

May we meet again 

Conheces o meu blog generalista?

Que esperam para me acompanhar no facebook e no instagram?

Autoria e outros dados (tags, etc)


5 comentários

De Gorduchita a 14.08.2018 às 12:05

Acho curioso não leres na cama. Alguma razão para tal?

De Magda L Pais a 14.08.2018 às 12:13

Porque se o faço esqueço-me das horas e convém dormir ehehehhe

De Gorduchita a 14.08.2018 às 12:14

Parece-me uma excelente razão!

De Maribel Maia a 16.08.2018 às 11:07

Essa forma de escolher um livro é fantástica!!!!

De Magda L Pais a 29.08.2018 às 19:18

Acho que é a única possível

Comentar post




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog

calendário

Agosto 2018

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031