Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




livro secreto.jpg

Está a decorrer a segunda edição do livro secreto, organizado pela M.J. que, de uma forma resumida, leva livros inesperados a casa de cada um dos 28 participantes. Na primeira ronda ninguém sabia que livros iam surgir (só mesmo a MJ que teve a tarefa de organizar as trocas) mas logo logo ficamos a saber que eram os que constam na imagem acima.

Sabemos que livros circulam mas não sabemos qual o livro que nos calha em sorte em cada mês.

Pela minha parte enviei um livro que considero extraordinário - Um Homem Chamado Ove - e que prova, também, que às vezes podes julgar um livro pelo filme já que o filme (sueco) é tão bom como o livro (e rejubilemos que Tom Hanks quer produzir um filme baseado no mesmo livro).

Desta edição já li (por nenhuma ordem especial) O Talentoso Mr. Ripley, A Outra Metade de Mim (Mischling), O Vendedor de Passados, O Código D'Avintes, Contigo para Sempre, Ferrugem Americana, e Obrigada Pelas RecordaçõesPalestina também passou por aqui mas acabei por desistir antes de meio do livro. Não conseguiu prender-me, de tal modo que nem consegui obrigar-me a ler até ao fim.

Dos que já me passaram pelas mãos, os melhores foram, sem dúvida, A Outra Metade de Mim (Mischling), cuja acção se passa na segunda guerra mundial e Contigo para Sempre, um romance doce num livro puro.

Calha-me, este mês, O Diário Oculto de Nora Rute, do nosso Mário Zambujal de quem li, há uns anos valentes, a Crónica dos Bons Malandros. Estou, por isso, curiosa com este livro.

Dos livros que me ainda me falta ler, confesso que estou algo curiosa com Um Castigo Exemplar de Júlia Pinheiro. Não estou a ver a apresentadora de televisão a escrever um bom livro mas já me disseram, algumas pessoas em que confio que o livro é bom e que vale a pena. Estou, por isso, aqui num mix. Quero ler porque me dizem que é bom, não quero ler porque a autora não me inspira grande simpatia (apesar de já ter falado pessoalmente com ela nas Queridas Manhãs).

Nesta segunda edição a interacção entre os participantes tem sido quase nula. Um ponto a desfavor. Na primeira edição havia muito mais interacção no grupo criado para o efeito no facebook. Esta segunda edição também tem um grupo mas pouco falamos entre nós, limitamos-nos quase só a responder aos posts da CEO MJ. Talvez venha a melhorar, espero eu.

Faltam-me ainda 18 livros para ler. Dois deles já li mas irei repetir a leitura (são tão bons que valem a pena). Por isso, venham lá mais dezoito meses de livro secreto para depois, enfim, passarmos à terceira edição. É que, percebam, muitos dos livros que li nestas duas edições e dos quais gostei imenso, não teriam sido lidos se esta iniciativa não tivesse sido criada. Por isso vale mesmo a pena!

 


10 comentários

De Editepf a 12.11.2017

Tem sido uma excelente iniciativa, sim senhora:) Até agora li todos os livros e gostei de todos (uns mais, outros menos).
Também concordo que deveria de haver mais interação entre os membros do grupo. Talvez possas ajudar nisso?!

De Magda L Pais a 12.11.2017

Vou tentar! mas para isso todos tem de ajudar

De Olivia a 12.11.2017

O teu calhou-me este mês!!! E digo-te já que o livro um castigo exemplar foi até agora o meu favorito!

De Magda L Pais a 12.11.2017

exacto! é tambem a ti que me refiro no texto quando falo nesse livro

Vais gostar tanto do Ove!!!

De Joana B. a 15.11.2017

Ainda bem que gostaste Olívia, fico tão contente por perceber que gostaram da minha escolha.

O ano passado também houve opiniões muito boas sobre o que escolhi e como este é um estilo completamente diferente é bom ver que também é um dos favoritos.

De Fátima Bento a 12.11.2017

Tens razão, é pena a interação ser mínima. Mas sabes, é dificil saber (por mim falo, e apenas isso) onde escrever. Tento pôr o já chegou no post com a foto do livro - não sei se o fiz sempre, mas às vezes vou à procura de um post e não o encontro...

Mas há livros que também não teria lido se não fosse o Grupo. Amei de paixão o teu, e gostei muito, muito, muito do exemplar doValter Hugo Mãe. E gostei tanto do Palestina! O segredo é deixar-mo-nos levar...

Ah, e claro que concordo contigo com a tua opinião do "A outra metade de mim", por isso é que o coloquei no grupo...

Concordo com tudo o que dizes (excessão feita ao Palestina...)

B'jinhos

De Magda L Pais a 13.11.2017

Fico sempre contente quando sei que o "meu" Ove está a ser tão bem recebido eheheheheheh

Não consegui mesmo ler o Palestina... não sei, acredito que tenha sido falha minha e não do livro já que já li opiniões que dizem bem dele.

Vamos tentar todos interagir mais :) assim fica mais giro

De Happy a 12.11.2017

Olá, já passaram cá por casa alguns desses. Os que gostei mais foi sem dúvida o da Maria Vieira, o Valter Hugo Mãe (que adorei) e o Palestina. Neste último batalhei um pouco no início, mas depois consegui ler-lhe a beleza.
Pelo choque da morte com a realidade, gostei de "às 3ªf com Morris", onde tanta verdade crua é contada.

Como estou pela primeira vez no grupo, desconhecia que havia mais interação no grupo anterior. Será por haver mais pessoas que não se conhecem?

Quanto à iniciativa, nada a acrescentar, só que tem sido muito positivo, já que muitos dos livros da lista, nunca os leria por iniciativa própria...

De Magda L Pais a 13.11.2017

Acho que nem tem a ver com isso (da malta não se conhecer). do primeiro grupo muitos de nós não se conheciam e fomos conhecendo-nos melhor no grupo. Vamos lá todos tentar interagir mais, conversar mais, seja sobre os livros ou não.

Palestina definitivamente não funcionou para mim. Mas pelos vistos funcionou - e ainda bem - para outros. Ainda bem :)

De Joana B. a 15.11.2017

Confia que o "um castigo exemplar" é muito bom espero que gostes.

Acho que há menos interacção porque somos muitos, a ver se me lembro de ir dizendo mais alguma coisinha sem ser só responder às publicações da presidenta.

Comentar post




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog

calendário

Novembro 2017

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930