Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Em Março do ano passado a M.J. desafiou-nos a continuarmos numa segunda edição do livro secreto. Ora mete livros, mete leituras… é óbvio que aceitei logo sem qualquer hesitação.
A ideia é simples. Cada um dos participantes envia um livro do seu agrado e esse livro vai ser circulando entre todos os que participam. Todos os meses os livros circulam e nunca sabemos qual é o livro que vamos receber no mês seguinte.
Começamos 28, neste momento somos 25. Houve desistências que foram substituídas e outras que acabamos por decidir, em conjunto, não incluir mais ninguém. Como resultado destas não substituições, vai acontecer alguns receberem dois livros em vez de um ou mesmo receberem livros que já terão lido. Seja como for estamos todos – os actuais 25 – a fazer os possíveis por conseguirmos chegar ao fim. Diria que quase que já parece Os Jogos da Fome, à espera de ver quem se mantém até ao fim…
Terei de vos contar um segredo. Sinto-me orgulhosa do grupo. Temos tido alguns atritos e algumas situações chatas (livros perdidos, falta de cumprimento de prazos, etc) mas acho que é tudo normal dado que somos tantos.
Já na primeira edição tinha sentido o mesmo – o livro secreto é uma excelente forma de conhecermos novos autores, novas histórias, novos géneros literários. Há livros que não os teria lido doutra forma, que só li porque alguma alminha achou que mereciam ser lidos por outros e, vejam só, tinham toda a razão.
Da minha parte enviei Um homem chamado Ove que, por aquilo que tenho percebido, teve uma excelente aceitação pela maioria das pessoas que já o leram.
Lidos por mim, até agora, foram: A outra metade de mim, Chama-lhe Amor, Contigo para sempre, Ferrugem Americana, Homens Imprudentemente Poéticos, Obrigado pelas recordações, O Código D’Avintes, O Diário Oculto de Nora Rute, O Gato Malhado e andorinha Sinhá, O talentoso Mr. Ripley, O vendedor de passados e Rosa Brava.
Não consegui ler Palestina. O Primo Basílio esteve comigo numa altura em que não estava inspirada para o ler. Estão em circulação e ainda não passaram cá por casa: A encomendação das almas, Amor em tempos de cólera, As asas do Amor, As gémeas do gelo, As Terças com Morrie, Em teu ventre, Emigrantes, Ladrão de sombras, O carteiro de Paulo Neruda, O velho e o mar, Os bichos, Os olhos de Ana Marta, Um castigo exemplar e Uma praça em Antuérpia.
Dadas as trocas existentes, há livros que li que já não estão em circulação, assim como me faltam ler livros que, no final, terei de pedir que me sejam enviados porque entraram na iniciativa depois dela ter começado. Aliás acho que vou sugerir que todos façam o mesmo.
E uma terceira edição? Sabem como eu gosto de sair da minha zona de conforto, não sabem? Como gosto de arriscar nas leituras? Então e há lá melhor maneira de o fazer? Uma vez por mês recebo um livro novo para ler. E se gostar, óptimo. Se não gostar, também não me vou sentir mal por isso, afinal só gastei o dinheiro dos portes de envio pelos CTT. Parece que há mais gente no grupo com vontade de continuar por isso lá estaremos, sejamos muitos ou poucos.
May we meet again
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.