Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Nas Trevas da Noite

por Magda L Pais, em 15.05.19

17662329.jpg

Nas Trevas da Noite de Deborah Harkness

Trilogia De Todas As Almas #II

Tradução: Luís Santos

ISBN: 9789724621609

Reeditado em 2019 pela Casa das Letras

Sinopse

No primeiro volume desta trilogia Diana Bishop, uma historiadora de Oxford e última descente de uma linhagem de bruxas e Matthew Clairmont, um vampiro geneticista de 1500 anos de idade vão juntos desvendar os segredos de Ashmole 782 e impedir que esse poderoso manuscrito caia nas mãos erradas.

Agora, neste segundo tomo, Diana e Matthew viajam no tempo para a Londres de 1590, mas rapidamente se apercebem de que o passado pode não ser um lugar seguro. Matthew alia-se ao Escolha da Noite, um grupo radical de amigos e desregrados demónios, onde se encontram o dramaturgo Christopher Marlowe e o matemático Thomas Harriot e ao assumir as suas anteriores funções como espião de Isabel I, fica em contato com o submundo de uma Londres em ebulição e sedenta da caça às bruxas.

Juntos, Matthew e Diana procuram nas velhas livrarias e nos laboratórios de alquimia o célebre Ashmole 782, sem o qual não poderão regressar ao tempo presente. Diana descobre que os seus poderes são muito maiores do que imaginava mas precisa de uma bruxa que lhe ensine a acordar, desenvolver e controlar as suas forças de tecedeira, o que não é fácil para a fêmea de um vampiro!

A minha opinião

E, ao segundo livro, a confirmação. Esta trilogia é realmente extraordinária e merece ser lida (por alguma razão ganhou, em 2012, o prémio do goodreads em 2012).

Não é fácil resumir, em meia dúzia de linhas, todas as emoções que este livro nos transmite. É fácil dizer que nos sentimos - em alguns momentos - de volta ao passado com Diana e Matthew e que, com eles, sentimos a emoção de podermos rever os entes falecidos de quem não tivemos oportunidade de nos despedir

Digam-me lá, se os vossos pais tivessem morrido sem que tivessem oportunidade de se despedir deles, o que lhes diriam se os pudessem voltar a ver? Diana e Matthew tiveram essa oportunidade e eu só me lembrava do quanto gostaria de rever algumas pessoas

Mas não é tão fácil pensar como vos transmitir o mesmo entusiasmo que senti com esta leitura sem me repetir.

Nas Trevas da Noite, tal como A Noite de Todas as Almas, mistura vários géneros literários. Temos fantasia, romance, thriller e mistérios. Temos histórias e personagens reais que convivem com personagens e histórias fictícias. Uma mistura que, para funcionar, precisa de muito jogo por parte do autor. Fiquei surpreendida, pela positiva, pela forma como Deborah Harkness conseguiu meter pitadas de tudo num caldeirão, tirando de lá esta trilogia (vá, temos de acreditar que foi feita magia).

Ainda que já tenha começado mas ainda não tenha terminado o terceiro livro, só pelos dois primeiros, direi que a Trilogia De Todas As Almas ficará muito bem classificada nos topos das minhas preferências. 

leia aqui as primeiras páginas

Classificação: 

Entretanto...

Conheces o meu blog generalista?

Que esperam para me acompanhar no facebook e no instagram?

Autoria e outros dados (tags, etc)


Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog

calendário

Maio 2019

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031