Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Nem Todas as Baleias Voam de Afonso Cruz
ISBN: 9789896651275
Editado em 2016 pela Companhia das Letras
Sinopse
Em plena Guerra Fria, a CIA engendrou um plano, baptizado Jazz Ambassadors, para cativar a juventude de Leste para a causa americana. A ideia era organizar concertos com grandes nomes do jazz para lá das fronteiras do Muro e, assim, derrubar barreiras e preconceitos anti-americanos, seduzir o inimigo com a música e ganhar terra.
É neste pano de fundo que conhecemos Alex Gould, pianista exímio, apaixonado, capaz de visualizar sons e de pintar retratos nas teclas do piano. A música está-lhe tão entranhada no corpo como o amor pela única mulher da sua vida, que desapareceu de um dia para o outro, sem deixar rasto, sem deixar uma carta de despedida.
Erik Gould tentará de tudo para a reencontrar, mas não lhe restando mais esperança do que o acaso. Será o filho de ambos, Tristan, cansado de procurar a mãe entre as páginas de um atlas, que encontrará dentro de uma caixa de sapatos um caminho para recuperar a alegria..
A minha opinião
Dizem os entendidos que uma regra, para o ser, tem de ter uma excepção já que é ela - a excepção - que confirma a regra.
Para mim este livro é a excepção que confirma a regra. Tenho adorado (uns mais que outros) todos os livros que li de Afonso Cruz, sendo que, para mim, Para onde vão os guarda-chuvas é o melhor dos três que li.
Infelizmente este Nem Todas as Baleias Voam fica exactamente no oposto. A tal excepção que confirma a regra. Apesar de ter achado interessante (o suficiente para o ler até ao fim), a verdade é que me apaixonei, não me prendeu, não me trouxe o factor UAU que os outros livros deste autor me trouxeram. Talvez por ser uma escrita totalmente diferente dos outros livros, talvez pelo timing da leitura, talvez ... nem sei bem explicar porque, a história é fabulosa (foi o que mais gostei) mas a escrita, desta vez, não me prendeu como das outras vezes.
Pode ser (acredito que seja) problema meu. Para termos a certeza, leiam vocês também e digam-me o que acham. Conversemos sobre isto e, quem sabe, eu mudo de opinião.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.