Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
O Fanático do Sushi de Domingos Amaral
Editado pela BIS em 2016
ISBN: 9789896604127
Sinopse
Artur César, subinspector da PJ, tem um caso estranho entre mãos: um advogado, morador da Quinta da Marinha, depois de ter sido atingido por um tiro na nádega, sofre um grave acidente de viação e fica em coma. Quem o poderá desejar morto? Quem o agrediu com um taco de golfe? Onde se passou o crime? Nas suas investigações, Artur César é acompanhado pela inspectora Regininha, uma mulher cujos desejos não incluem o prosseguimento das vontades de Deus sobre a Terra. Pelo caminho, encontram algumas personagens bizarras: Ester, a mulher do advogado; Vasco, o irmão do baleado que partilhava com ele a paixão pelo sushi; Branca, a secretária que usa quimono. Entretanto, o melhor amigo da vítima, Tomás, mais conhecido por Doutor Vodka, desapareceu…
O Fanático do Sushi é um policial escrito como uma comédia. Começou por ser um folhetim publicado no semanário O Independente, durante o Verão de 1999. Com mais cenas e mais personagens transformou-se em livro, que agora é reeditado em formato de bolso.
A minha opinião
Como pequeno conto ou um folhetim, creio que estas páginas são capazes de funcionar. Como livro é demasiado fraco, escapando-me, confesso, a parte da comédia (é que nem um sorriso).
Um policial cheio de clichés que nem o "policia bom/policia mau" se escapa. Só lhe faltam mesmo os donuts...
Não sendo fã incondicional de Domingos Amaral, confesso que, ainda assim, esperava melhor. Mas talvez, lá está, O Fanático do Sushi pode funcionar na perfeição em folhetim num jornal. Como livro... nem por isso.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.