Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O Pecado de Porto Negro

por Magda L Pais, em 10.02.20

pecado.jpg

O Pecado de Porto Negro de Norberto Morais 

ISBN: 9789896419592

Editado em 2019 pela Relógio D'Água

Sinopse

Porto Negro, conhecida entre os marinheiros do mundo como a Cidade do Amor Vadio, é um lugar remoto, plantado no coração dos trópicos, onde, durante o dia, dizem, cheira ao suor da vida dos homens e, à noite, ao perfume das mulheres da vida.

Em Porto Negro vive Santiago Cardamomo, um jovem estivador que divide o tempo livre que tem entre os bares do porto e a cama das mulheres que nunca lhe faltam. Em Porto Negro vive Ducélia Trajero, a filha donzela do açougueiro da terra, em quem o pai deposita todas as esperanças e que sonha com Santiago desde o primeiro dia em que o viu. Em Porto Negro vive também Rolindo Face, o mesquinho empregado do açougue, que jurou a si mesmo que a filha do patrão haveria de ser sua, custasse o que custasse.

Amor, ódio, ciúme e vingança misturam-se numa trama que percorre mais de meio século e envolve personagens tão diversas quanto uma antiga escrava que aguarda num palacete em ruínas o regresso do seu amo; um foragido da justiça que vive uma relação clandestina para esquecer o passado; e um mulato adamado que trabalha na mais afamada casa de passe do Bairro Negro e que, nas desertas horas da madrugada, se perde pelo porto à procura de afecto.

O Pecado de Porto Negro, obra finalista do Prémio LeYa e semifinalista do Prémio Oceanos, é um mosaico de histórias que se vão encadeando para construir um romance sobre o carácter circular do tempo e aquilo que em nós há de mais primitivo, profundo e humano.

A minha opinião

Apesar de ter sido editado em 2014, só muito recentemente comecei a ouvir falar deste livro em vários lados. E como a curiosidade foi grande, resolvi pedir o livro emprestado a uma amiga.

Em boa hora o fiz.

O Pecado de Porto Negro tem uma escrita diferente do normal. Nem melhor nem pior, nem mais elaborada ou mais simples, apenas diferente. E, se ao inicio se estranha, depois entranha e ficamos presos ao livro, com sérias dificuldades em imaginar ler outro livro ou outra história.

Em O Pecado de Porto Negro, a construção das personagens é feita ao detalhe, com a sua história a envolver-nos como num abraço de onde não queremos sair. O Pecado de Porto Negro é uma história dramática, envolvente, e com um ou outro momento de humor. O humor, em doses certas, melhora todos os livros.

Sem dúvida um dos melhores livros de autores portugueses que li nos últimos tempos.

Leia aqui as primeiras páginas

Classificação: 

May we meet again

Conheces o desafio de escrita dos Pássaros?

 Que esperam para me acompanhar no facebook e no instagram?

Conheces o meu blog generalista?

Autoria e outros dados (tags, etc)


1 comentário

De Teresa Silva a 10.02.2020 às 20:33


Levo a sugestão, confesso que fiquei curiosa!


Bjxxx
<a href="http://ontemesomemoria.blogspot.pt/">Ontem é só Memória</a> | <a href="https://www.facebook.com/ontemesomemoria/">Facebook</a> | <a href="https://www.instagram.com/pequenabonecadetrapos/">Instagram</a> | <a href="https://www.youtube.com/channel/UCx4I4_8Vf4MX_ZAiy6kzuhw?fbclid=IwAR3j1YvgKuWt9oJh_fl5PJBFCg6edn5CygXRHqVUavICGFzPGbXEn1vi8Aw">Youtube</a>

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog

calendário

Fevereiro 2020

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829