Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




O Sol da Meia-Noite

por Magda L Pais, em 25.06.19

o sol da meia noite.jpg

O Sol da Meia-Noite de Jo Nesbø

Sinopse

Jon sai do autocarro a meio da noite, num canto inóspito da Noruega, algures no planalto de Finnmark, tão a norte que o Sol nunca se põe. É ali que espera poder refugiar-se, junto do povo da Lapónia, até traçar uma estratégia para escapar ao Pescador. Até àquele momento, limitara-se a improvisar, pois temia que qualquer plano fosse descortinado pelo seu perseguidor.

Mas não duvida de que, mais cedo ou mais tarde, o encontrarão.

Escondido numa cabana no meio da floresta, tudo o que separa Jon do seu destino é Lea e o filho, Knut. Lea ofereceu-lhe uma arma para se defender, uma cabana onde dormir e, mais importante do que isso, uma razão pela qual lutar contra o seu fatal destino. Mas à medida que o tempo passa, Jon percebe que os homens do Pescador se aproximam e é urgente encontrar uma saída.

Como diz um dos capangas do chefe da máfia: «O Pescador nunca desiste de procurar quem lhe deve dinheiro enquanto não vir o cadáver. Nunca. E o Pescador encontra sempre o que procura. Tu e eu podemos não saber como, mas ele sabe. Sempre. É por isso que lhe chamam Pescador.»

Uma narrativa ímpar, com a mesma genialidade, mas muito diferente daquelas a que Jo Nesbø nos habituou, não só pela história em si como pelo cenário em que se desenrola, o planalto de Finnmark, que como refere o autor: «é um território desconhecido até para os noruegueses.»

A minha opinião 

Este foi o primeiro livro que li para o bookbingo 2019, correspondente a: 

1. Um título que contenha as letras S-O-L

O Sol da Meia-Noite é um livro simples. Não é, seguramente, o melhor livro de Jo Nesbø mas lê-se muito bem, tem uma história interessante e diferente do habitual.

Sem querermos, sentimo-nos presos na história, enleados nas personagens e nas suas próprias histórias pessoais. Sem querermos, comparamos o que Jon fez com o que nós faríamos nas mesmas circunstâncias. E sem querer somos surpreendidos com a bondade que chega dos sítios mais inesperados.

Valeu a pena.

leia aqui as primeiras páginas

Classificação: 

May we meet again

Entretanto...

Conheces o meu blog generalista?

Que esperam para me acompanhar no facebook e no instagram?

Autoria e outros dados (tags, etc)




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog

calendário

Junho 2019

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30