Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]
O Velho e o Mar de Ernest Hemingway
Escrito em 1951
ebook
Sinopse
Santiago, um velho pescador cubano, minado por um cancro de pele que o devora cruelmente, está há quase três meses sem conseguir pescar um único peixe. Vai então bater-se, durante quatro dias, com um enorme espadarte, que conseguirá de facto capturar, para logo o ver ser devorado por um grupo de tubarões.
Esta aventura poética, onde Hemingway retrata, uma vez mais, a capacidade do homem para fazer face e superar com sucesso os dramas e as dificuldades da vida real, é seguramente uma das suas obras mais comoventes e aquela que mais entusiasmo tem suscitado, ao longo de mais de meio século, entre os seus fiéis leitores.
Comovente romance, obra-prima de maturidade de Hemingway, O Velho e o Mar recebeu o Prémio Pulitzer em 1953 e desempenhou um papel essencial na obtenção pelo seu autor, um ano mais tarde, do Prémio Nobel da Literatura.
A minha opinião
Este ano tive oportunidade de reler este clássico, a propósito do livro secreto. O Velho e o Mar é um livro que deveria ser lido por todos os que não confiam em si próprios, que acham que os seus problemas os deitam abaixo.
Um homem pode ser destruído, mas não derrotado.
Santiago, o velho, supera-se a si próprio em cada momento da sua viagem. Sozinho, sem mais ninguém a quem recorrer, descobre forças onde achava que não as tinha.
Mesmo não sendo o melhor livro de sempre, O Velho e o Mar é, certamente, um livro marcante e inspirador.
leia aqui as primeiras páginas
Classificação:
May we meet again
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.