Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Onde leio

por Magda L Pais, em 03.11.15

Acho que todos sabem que gosto de ler, não é coisa que faça segredo. Nem toda a gente entende mas a verdade é que ando sempre com um livro atrás (e há fortes probabilidades da tendinite que me anda a maçar o raio do ombro ser causada precisamente porque ando sempre com um livro na mala – entre todas as outras coisas que cabem numa mala de mulher e que fazem com que os meus filhos e o marido tenham medo de lá mexer).

E ando com o livro atrás porque eu leio em todo o lado. Leio nos transportes (barco e metro) porque vivo e trabalho em margens diferentes do Rio Tejo. A hora que demoro entre a casa e o trabalho é uma excelente oportunidade para ler. Não consigo ler no autocarro. Mas também o uso tão pouco que não faz grande diferença.

Leio quando almoço/lancho/janto sozinha, enquanto espero pela comida e entre duas garfadas. Já me aconteceu escolher comida que me permita comer só com uma mão para que a outra segure o livro.

Leio na casa de banho, às vezes até ficar com as pernas dormentes. Já me aconteceu estar tão embrenhada na leitura que estive sentada na sanita quase duas horas… Irritam-me as casas de banho com sensores. Se estou a ler sossegada, as luzes apagam-se e eu tenho de deixar de ler para me mexer e acender, de novo, as luzes.

Gosto, na meia estação, sem muito frio e sem muito calor, de ler no jardim, sentada no banco, ao pé do meu local de trabalho. Nem sequer me importo com as crianças que brincam no jardim, só me incomodam as moscas e as pessoas que não sabem o que é um caixote do lixo e espalham o lixo todo no chão.

Gosto de ler enquanto espero/desespero por uma consulta médica – no hospital, no centro de saúde ou num consultório. Se tenho de esperar mais de cinco minutos, o livro ajuda-me a passar o tempo.

Adoro ler na praia. Deitada na toalha ou sentada na cadeira. Se estiver sentada numa cadeira, gosto de estar mesmo à beira do mar. Passo horas assim, a ler, com os pés dentro de água. Até me esqueço que é preciso ir-me molhando – mas o marido e os filhos salpicam-me de surpresa. Bem podem tentar avisar, eu não os ouço. Quando estou a ler, morro para o mundo real e desperto no mundo dos livros. E de vez em quando lá levo com uma onda em cima. Normalmente até me tentam avisar mas não vale mesmo a pena.

Na piscina, enquanto uns nadam e outros brincam, eu leio. De vez em quando lá tomo uma banhoca para não dizerem que não me molhei mas a leitura é um passatempo bem melhor.

Com a ajuda da minha Triipi, leio no sofá. Deitada, recostada, como calha.

Só não leio na cama. Recuso-me a deixar que os livros entrem no quarto. Mas só porque quando o fazia, acontecia imensas vezes apagar a luz quase na hora de me levantar para ir trabalhar. E eu preciso de dormir, de descansar algumas horas para não ficar rabugenta e irritadiça.

Resumindo, gosto de ler. Ninguém diria, não é verdade?

Tags:


18 comentários

De A rapariga do autocarro a 03.11.2015

Pois, já eu leio mais na cama! Não gosto de ler com a tv ligada, então enquanto o marido vê qualquer série na sala, eu vou para o quarto ler. No quarto entram muitos livros, mas nenhum telemóvel!!!Image

De Magda L Pais a 03.11.2015

eu desligo-me completamente e de tal modo que não ouço a televisão :D aliás, não ouço nada mesmo...

De Sara a 03.11.2015

Eu leio no quarto, no comboio, às vezes ao ar livre, em filas de espera (neste caso é preciso salientar a vantagem do digital eheh)...Não gosto muito de ler na praia confesso, o sol dá-me preguiça...Às vezes leio com música. Também não gosto muito de ler com pessoas à volta, excepto nos transportes. Na cama tenho mesmo de ler porque não tenho outro sítio e ler noutra posição faz-me dores.

De Magda L Pais a 03.11.2015

ahahahah para as filas de espera os livros em papel tambem servem :D


Na cama não por causa das noitadas. Mas tirando isso... não me incomodam as pessoas à volta nem sequer a televisão

De Sara a 03.11.2015

Ás vezes não dá por muito que se queira - quando se anda com três cadernos, duas sebentas, duas malas...Quando se tem de ir ao banco a correr ou se está à espera de alguém...Quando andava de comboio costumava andar com um livro na mala, escolhia pequenos já por causa disso. Acho que na cama o maior problema é adormecer xD Mas não costumo ler por baixo das cobertas, salvo em dias de dolce far niente...

De Magda L Pais a 04.11.2015

eu não adormeço quando estou a ler. A menos que o livro seja menos interessante

De Sara a 04.11.2015

A mim acontecia-me tantas vezes durante a semana...Foi assim que comecei a ouvir música enquanto lia. Uma vez adormeci e ao acordar passado um bocado voltei-me e bati com a cara no livro xD

De Anónimo a 03.11.2015

Comentário apagado.

De Magda L Pais a 03.11.2015

ahahahahah portanto compreendes-me :D

De Just_Smile a 03.11.2015

E adoro ler à noitinha, deitadinha na cama, antes de dormir :)

De Magda L Pais a 03.11.2015

nã posso... preciso de dormir :P

De Maria das Palavras a 03.11.2015

Quem vai ter uma Triipi também, sei eu :D

De Magda L Pais a 03.11.2015

No natal! só no Natal

De Té a 03.11.2015

Pode-me dizer pf qual é o preço da triipi?

De Magda L Pais a 03.11.2015

Pode saber mais sobre a Trippi aqui: https://www.facebook.com/triipi.lisboa?fref=ts
Os preços, segundo julgo saber, são de € 19.50 as pequenas e € 39,00 a grande

De Té a 03.11.2015

Obrigada Image
O livro fica seguro sem utilizar as mãos? Queria algo para esse efeito...

De Magda L Pais a 03.11.2015

fica sim. eu uso imenso a minha

De Miss F a 04.11.2015

Também leio muito nos transportes, de tal forma que já me aconteceu, no regresso a casa, pensar 'Bem que podia estar trânsito, assim lia mais um bocadinho'. Gosto de ler em cafés, no Verão com uma Água das Pedras, no Inverno com um chá. Adoro ler na cama (embora só o faça ao fim-de-semana, senão quase não durmo). Enquanto os meus pais vêem TV faço companhia a ler, não me incomoda nada o barulho (quando entro num livro já nada me incomoda). Ler na praia para mim é o que dá sentido a ir à praia.


Tenho para mim que, no fundo, quem gosta de ler lê em qualquer lado!

De Magda L Pais a 04.11.2015

opá, com o nosso Quebert pensei tantas vezes que era boa ideia os transportes demorarem mais tempo. Mas tantas vezes...

Comentar post




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog

calendário

Novembro 2015

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930