Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Órfão X de Gregg Hurwitz
Evan Smoak - volume I
Editado em 2016 pela Saída de Emergência
ISBN: 9789896379766
Sinopse
Um thriller moderno ao melhor estilo dos livros de Bourne Identity.
O Homem Mistério é uma figura lendária cujo nome é sussurrado pela calada. Diz-se que quando os mais desesperados recorrem a ele, o Homem Mistério fará tudo para os proteger e salvar. Mas ele não é nenhuma lenda.
Evan Smoak é um homem de imensas capacidades, empenhado numa missão pessoal de ajudar quem já não tem para onde se virar. É também um homem com um passado perigoso. Foi escolhido em criança para fazer parte do programa Órfão X, um programa especial de treino destinado a criar assassinos perfeitos. Ele era o Órfão X, mas Evan usou tudo o que aprendeu para desaparecer do mapa.
Agora alguém lhe move uma perseguição. Alguém com os mesmos talentos e treino que Evan. E que irá explorar de forma implacável o ponto fraco de Evan – o seu próprio trabalho como Homem Mistério – para o encontrar e eliminar. Conseguirá ele enfrentar os seus adversários e recuperar a sua vida?
A minha opinião
Tiveram de me chamar duas vezes para ir levar uma injecção. E mais do que uma vez para a fisioterapia. Cheguei a casa e disse - desculpem, vou ali acabar este livro e já falamos. E o culpado? Órfão X. O primeiro duma série que, a avaliar por este primeiro volume, será de acompanhar da primeira à última linha.
Órfão X não nos dá um momento de pausa. Os acontecimentos sucedem-se a uma velocidade vertiginosa, com voltas e reviravoltas (da primeira à ultima página, literalmente), impróprio para cardíacos ou para quem queira um livro relaxante (creio que, a determinada altura, até olhei por cima do ombro para ver se estava tudo tranquilo por aqui).
Evan é o Órfão X, treinado para ser o melhor entre os melhores assassinos. Mas quando o programa que o treinou é cancelado por causa duma fuga de informação, Evan opta por colocar os seus atributos ao serviço dos mais desesperados, de pessoas para quem a esperança já morreu. Até que um dia descobre que há mais como ele. E que o querem matar. A todo o custo.
Um thriller com sabor adocicado, contribuindo (e bem) para isso Peter e a sua mãe, Mia. Quem pode sobreviver sem um pouco de amor e de doçura? Evan achava que sim, mas percebe, com Peter e Mia, que afinal é preciso mais do que ser quase um autómato.
Mais uma vez, a minha aposta em autores que desconheço volta a compensar. Sai, mais uma vez da minha zona de conforto, de autores que conheço e gosto para ser agradavelmente surpreendida. Depois deste primeiro volume, espero ansiosamente pelo segundo volume, até porque o epílogo deste primeiro livro me deixou com imensa vontade de ir já a correr comprar o seguimento. Parece é que ainda não está à venda o que pode dificultar...
Leia aqui as primeiras páginas
*********
Já participaram no Passatempo solidário Pilar #1?
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.