Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Os 100 – Revolta

por Magda L Pais, em 08.08.18

revolta.jpg

Os 100 – Revolta de Kass Morgan

Os 100 #4

ISBN: 9789898869036

Editado em 2017 pela TopSeller

Sinopse

Quando, finalmente, os 100 conseguem estabelecer a sua pequena comunidade na Terra, e construir um novo tipo de normalidade, são atacados de surpresa.

Os invasores vestem de branco, estão armados e não se limitam a saquear o acampamento dos colonos: raptam também alguns dos seus habitantes, fazendo-os reféns.

Aqueles que escapam não podem ficar indiferentes, e recusam-se a deixar os amigos nas mãos de violentos desconhecidos.

Perante este novo desafio, e frente a frente com um inimigo mortal, todas as diferenças terão de ser postas de parte.

As prioridades estão, agora, bem definidas: resgatar os companheiros e restabelecer a paz.

A minha opinião

Oh vá lá. Eu não me queria repetir mas é impossível. Capas para livros com imagens de filmes ou séries já é mau, mas torna-se péssimo e de muito mau gosto quando a bota não bate com a perdigota. Digam-me lá, a Octávia que aparece nesta capa parece-se com uma adolescente cuja única função é ser babysitter dos mais jovens do acampamento? E lá atrás, o Jasper... que faz ele aqui quando nos livros nem sequer aparece?

Jasper, Monty, Alexa, Gaia, Kane, Pike, Alie, Raven, Indra... podia continuar a desfiar as personagens que aparecem na série televisiva e que não surgem em momento algum nos livros. Basicamente, tirando Bellamy, Clarke, Octávia e Wells, mais nenhuma personagem coincide entre os livros e a série televisiva. Abby, por exemplo, no livro chama-se Maria...

Para além disto, a história. Tirando meia dúzia de detalhes, creio que a única coisa que coincide realmente é que, da Arca, foram enviados 100 jovens delinquentes para a Terra para verificar se podia ser habitada. E ficamos por aqui. Porque os tempos, as razões, o passado e o futuro divergem. 

E, perguntam vocês, Magda, diz-nos, como sempre, os livros são melhores? Ou pelo menos este último é melhor que a série?

A minha resposta: não, de todo. A série é, talvez, das melhores que vi nos últimos tempos. Os livros são apenas aceitáveis. 

(a este propósito, ontem à hora de jantar comentei isto com a família. Que os livros eram uma desilusão e que a série era muito melhor. Resultado: o meu marido e os meus filhos pararam de comer e olharam para mim surpresos. Um perguntou quem era eu, outro perguntou onde estava a mãe, outro veio medir-me a febre. Houve quem perguntasse se eu estava bem, se queria ir ao Hospital e ainda quem me pedisse que repetisse porque estava a dizer as coisas trocadas)

Se bem que este quarto livro é ligeiramente melhor que os outros três, com mais acção, continua-se a verificar que é pouco desenvolvido, as personagens não estão bem construidas, a premissa é interessante (e, confesso, infelizmente previsível), há enigmas que ficam em aberto, e a escrita é apenas aceitável.

Os 100 – Revolta podia ser ainda melhor se fosse consistente. Alguma palha ao inicio, alguma acção a meio e, quando estamos a 3/4 do fim, acaba tudo abruptamente. Precisava ali de mais qualquer coisa, de mais acção, de mais desenvolvimento. De mais série televisiva, em suma...

Classificação: 

(Leia aqui as primeiras páginas)

Entretanto...

Conheces o meu blog generalista?

Que esperam para me acompanhar no facebook e no instagram?

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)




Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2015
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.