Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Quem Teme a Morte

por Magda L Pais, em 12.11.18

40220967.jpg

Quem Teme a Morte de Nnedi Okorafor

ISBN: 9789897731082

Editado em 2018 pela Saída de Emergência

Sinopse

Num futuro distante, um holocausto nuclear devasta o continente africano e dá-se um genocídio numa das suas regiões. Os agressores, os Nuru, de pele mais clara, decidiram seguir o Grande Livro e exterminar os Okoke, de pele mais escura. Mas, depois de ser violada, a única sobrevivente de uma aldeia Okoke consegue escapar e refugiar-se no deserto. Dá à luz uma rapariga com cabelo e pele cor de areia e a mãe percebe, nesse momento, que a sua filha é diferente. Dá-lhe o nome de Onyesonwu, que significa "Quem Teme a Morte?".

Treinada por um misterioso xamã, Onyesonwu sabe que tem um destino mágico a cumprir: pôr fim ao genocídio do seu povo. A jornada para cumprir tal proeza irá pô-la em confronto com a natureza, a tradição, o amor verdadeiro, os mistérios da sua cultura… e, por fim, com a própria morte.

A minha opinião

Quem Teme a Morte lembra-me aquela velha expressão: primeiro estranha-se, depois entranha-se. Nas primeiras páginas estranhamos a escrita, o nome das personagens, a história… quase que estranhamos o papel, de tão estranho que é. Mas aos poucos, Onye e Mwita vão-se tornando familiares ao ponto de quase esperarmos que eles estejam ali ao nosso lado enquanto vamos acompanhando a sua história.

Confesso que, apesar de ter lido a sinopse antes, esqueci-me completamente que, Quem Teme a Morte, se passa numa África pós apocalíptica. Para mim passa-se numa África alternativa, mítica e mágica, num tempo sem tempo definido.

Quem Teme a Morte mistura mitos, magia e realidade. Mistura violência e violações com coragem, amor e amizade. Mostra-nos a guerra como ela é, com dois lados que se voltam um contra o outro, mas também nos mostra a esperança.

Não é, seguramente, um livro fácil ou leve. É pesado e forte. E, ao mesmo tempo, extraordinariamente leve. Um livro que mistura sentimentos duma forma tão perfeita que merece, seguramente, uma leitura.

(leia aqui as primeiras páginas)

Classificação: 

Entretanto...

Conheces o meu blog generalista?

Que esperam para me acompanhar no facebook e no instagram?


Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog

calendário

Novembro 2018

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930