Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Se Eu Ficar de Gayle Forman
Se Eu Ficar #1
Tradução: Rita Graña
ISBN: 9789722353939
Editado em 2014 pela Editorial Presença
Sinopse
Naquela manhã de fevereiro, quando Mia, uma jovem de dezassete anos, acorda, as suas preocupações giram à volta de decisões normais para uma rapariga da sua idade: permanecer junto da família, do namorado e dos amigos ou deixar tudo e ir para Nova Iorque para se dedicar à sua verdadeira paixão, a música. É então que ela e a família resolvem ir dar um passeio de carro e, numa questão de segundos, um grave acidente rouba-lhe todas as escolhas. Nas vinte e quatro horas que se seguem e que talvez sejam as suas últimas, Mia relembra a sua vida, pesa o que é verdadeiramente importante e, confrontada com o que faz com que valha mesmo a pena viver, tem de tomar a decisão mais difícil de todas.
A minha opinião
Já toda a gente sabe que sou um bloco de gelo. Que não choro por razão alguma, não me emociono com facilidade e a minha voz raramente fica embargada.
Mas há sempre uma primeira vez. E, enquanto lia Se Eu Ficar, pela primeira vez estive a um minuto de pegar num lenço de papel quando o avó de Mia
inclina-se sobre a minha cabeceira, aproxima o rosto da minha orelha e sussura:
- Está tudo bem - diz-me ele. - Se quiseres ir, está tudo bem. Toda a gente quer que fiques. Eu próprio quero que fiques, mais do que qualquer outra coisa na minha vida. - A sua voz vacila com emoção. Para, aclara a garganta, inspira e continua. - Mas isso é o que eu quero e percebo que possa não ser aquilo que tu queres. Por isso, queria apenas dizer-te que compreendo se fores. Não faz mal se tiveres de deixar-nos. Não faz mal se tiveres de parar de lutar.
Com as devidas adaptações, foi esta a minha despedida dos meus avós. Do meu cunhado. Da minha tia. E, por momentos, estava lá de novo, despedindo-me de todos eles, dizendo-lhes que tudo ia ficar bem.
(e ficou. Num dos casos demorou mas ficou).
Se Eu Ficar leva-nos pela escolha de Mia entre ir e ficar. Mia revê tudo o que realmente importa para que possa decidir se fica ou vai. Porque, no fim, a escolha é apenas dela.
Se Eu Ficar, tal como Sete Minutos Depois da Meia-Noite, mexe com as nossas emoções mas, ao mesmo tempo, dá-nos algumas armas para enfrentar o medo de perdermos quem amamos.
Ainda bem que este livro está a circular no âmbito do livro secreto!
Leia aqui as primeiras páginas
Classificação:
May we meet again
Conheces o desafio de escrita dos Pássaros?
Já votaste para o novo nome dos Sapos do Ano?
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.