Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Uma Casa no Fim do Mundo

por Magda L Pais, em 20.08.19

uma casa.jpg

Uma Casa no Fim do Mundo de Michael Cunningham

ISBN: 9789726628170

Editado em 2001 pela Gradiva

Sinopse

O aclamado romance de Michael Cunningham, agora levado ao cinema, conta a história de dois amigos: Jonathan, solitário, inseguro e introspectivo; e Bobby, sombrio e silencioso. Depois de uma adolescência na modorra e desolação de uma cidade do interior, a relação encontra em Nova Iorque um novo espaço de crescimento com a cumplicidade de Clare, uma veterana das guerras eróticas da cidade. Jonathan, Bobby e Clare são os três vértices de um triângulo em desequilíbrio. Juntos procurarão construir um novo tipo de família, testando os limites da amizade e do amor, enfrentando os riscos da desilusão e do abandono.

Com a precisão e vivacidade que caracterizam a sua escrita, Michael Cunningham, autor de "As Horas" e "Sangue do Meu Sangue", descreve magistralmente a fragilidade e tensão das relações afectivas no mundo urbano do nosso tempo.

Com a precisão e vivacidade que caracterizam a sua escrita, Michael Cunningham descreve magistralmente a fragilidade e tensão das relações afectivas no mundo urbano do nosso tempo.

A minha opinião

Décimo quinto livro a contar para o bookbingo 2019, correspondente a: 

13. Um livro que se passe num local onde já passaste férias

Nova Iorque em 1998, últimas férias grandes passadas com os meus pais e as minhas irmãs. Uma semana e pouco onde fomos - os cinco - felizes, com histórias que ficam para uma vida, incluindo uma visita às Torres Gémeas que, uns anos depois, seriam alvo de um ataque terrorista sem precedentes.

Adiante...

Uma Casa no Fim do Mundo não é um livro que se leia com sofreguidão. É um livro para saborear calmamente, sem pressas, enquanto vamos conhecendo a vida de Jonathan, Bobby, Alice e Clare da sua infância, passando pela adolescência, até à idade adulta, pelos seus sonhos, conquistas, desilusões, dúvidas, perdas, amores, família e amizades.. tudo o que a vida tem de bom e mau, contado a quatro vozes, deixando-nos enredar, suavemente, nos seus pensamentos.

Uma Casa no Fim do Mundo é uma ode à família, aos amigos que importam. Ao amor e à amizade, em todas as suas facetas e intensidades, onde a única regra é ser feliz e sem que as convenções importem.

O fim... bem, o fim do livro pode ser discutível. Por um lado o livro parece inacabado, ficamos sem saber ao certo o que se irá passar depois, como termina a história. Mas, por outro, de uma forma brilhante (tenho de o reconhecer), Michael Cunningham deixa que sejamos nós a decidir o que acontece ás personagens por quem nos encantamos e que sentimos conhecer.

A ler e a meditar, sem dúvida.

leia aqui as primeiras páginas

Classificação: 

May we meet again

Entretanto...

Conheces o meu blog generalista?

Que esperam para me acompanhar no facebook e no instagram?




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog

calendário

Agosto 2019

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031