Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Uma Mensagem Através da Vedação de Doug Gold
ISBN: 9789898892478
Editado pela Saída de Emergência em 2020
Sinopse
O amor mais inesperado floresce nas horas mais negras
Na Europa ocupada pelos nazis, dois estranhos conhecem-se por acaso. Um deles é uma resistente eslovena, que atira um bilhete amarrotado através de uma vedação de arame farpado e foge por entre a neve. O outro é um prisioneiro de guerra. O olhar de ambos cruza-se brevemente, mas é o suficiente para transformar as suas vidas para sempre.
Através da história verídica de Josefine Lobnik, uma resistente política que ajudou soldados e prisioneiros de guerra a escapar aos nazis, e de Bruce Murray, um soldado neozelandês que foi capturado na Grécia e enviado para a Eslovénia, Doug Gold apresenta-nos um retrato dramático das relações em tempo de guerra e da destruição que assolou a Europa e o mundo. Narrada através dos relatos de fugas audaciosas, traições, tortura e retaliação, esta é uma notável história de amor que sobreviveu a todas as contrariedades.
Um testemunho extraordinário de duas pessoas comuns que viveram as inimagináveis dificuldades do bárbaro regime de Hitler.
A minha opinião
São já muitos os livros que li sobre a segunda grande guerra e quase todos deixam uma mensagem de esperança, mostrando que, no meio do terror, há quase sempre coisas boas que acontecem.
Uma Mensagem Através da Vedação traz-nos precisamente uma nota de positivismo e de esperança com a história de Josefine e Bruce que se conhecem da forma mais improvável e que o destino volta a juntar uns tempos mais tarde.
Uma Mensagem Através da Vedação tem uma escrita bastante agradável, misturando factos com alguma ficção de uma forma que quase não nos apercebemos, construindo a história e as personagens de modo a prender a nossa atenção, enquadrando os acontecimentos para que nada nos caia de paraquedas.
Confesso que houve um ou outro momento que me fez impressão ler algumas descrições, de tão reais que estavam. Mas valeu a pena, sem dúvida.
Termino com um apelo que passará a estar em todos os meus posts:
Neste momento que vivemos, precisamos de manter a calma e a prudência, de lavar e desinfectar as mãos, evitar contactos sociais, reduzindo as saídas de casa ao imprescindível e não ir a correr para os hospitais por uma unha encravada, ao primeiro sinal de febre (superior a 37,5) ou tosse. São tempos difíceis mas só unidos e tendo em atenção as recomendações oficiais, podemos sair disto.
Leia aqui as primeiras páginas
(este livro foi-me oferecido pela Saída de Emergência em troca duma opinião honesta e sincera)
Classificação:
May we meet again
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.