Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Uma paixão chamada livros 1/40

por Magda L Pais, em 01.02.16

12463540_10153107970217202_1832468150_n.jpg

Começa hoje este desafio que, mais uma vez, me vai levar - a mim e aos outros participantes - a viajar pelo mundo dos livros. Dos meus livros, daqueles que li mas também pelos livros que outros leram, numa partilha de experiencias, de gostos, numa comunhão da nossa paixão comum.

Nada como iniciar esta partilha com o Top 5 dos livros lidos. Quem gosta de ler partilhará com certeza da mesma opinião - corremos sempre o risco de que o livro que vamos ler a seguir seja melhor que o anterior - o que dificulta a elaboração desta lista. Mas, ainda assim, tentarei fazê-lo.

Estes são os meus livros favoritos até este momento mas sem qualquer ordem especial. Estão, vamos dizer assim, empatados.

As Brumas de Avalon - Marion Zimmer Bradley

Lidos e relidos várias vezes, já faziam parte dos meus livros favoritos em 2015, continuam a sê-lo no dia de hoje. Confesso que, apesar de saber praticamente de cor toda a história e apesar de ter imensos livros que nunca li, ando com muita vontade de os reler.

trilogia O Século - Ken Follett

Ken Follett.jpg

A história da humanidade de 1911 a 2009 pela mão de cinco famílias de cinco nacionalidades diferentes. Ficção e realidade juntas, interligadas de tal forma que o leitor, apesar de saber como terminam as situações reais, sofre com as personagens fictícias. Foi, sem dúvida, um projecto ambicioso do autor, o de retratar o século XX, século em que aconteceram tantas, mas tantas coisas, que alteraram o curso da humanidade para sempre. Um dia relerei estes livros.

O Asteca - Gary Jennings 

Sou apaixonada pela civilização Asteca e Maia. Não tanto como sou pelos livros mas pronto. E estes livros permitiram-me conhecer melhor a civilização Asteca. Não são livros ser lido de ânimo leve nem por quem espera uma leitura soft. A civilização asteca tinha tradições deveras violentas, descritas, ao pormenor nestes livros. É preciso entender um pouco do espírito dos Astecas para entender que, para eles, nenhuma daquelas tradições era violenta. Para os Astecas (assim como para os Maias) a morte não era um castigo, era um prémio dado aos melhores. 

Cem anos de solidão - Gabriel García Márquez

 3234419.jpg

Muitos anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o coronel Aureliano Buendía haveria de recordar aquela tarde remota em que o pai o levou a conhecer o gelo

É assim que começa um dos meus livros favoritos de sempre. Não é de leitura fácil, principalmente se não for acompanhada da árvore genealógica da família Buendía-Iguarán, com os seus milagres, fantasias, obsessões, tragédias, incestos, adultérios, rebeldias, descobertas e condenações.

A sombra do vento - Carlos Ruiz Zafón 

Sabem quando temos mil e uma coisa para fazer mas tudo nos parece de somenos importância porque temos um livro à nossa espera? Sabem quando sentimos que um livros nos puxa, nos faz esquecer o que tínhamos para tratar? quando nos esquecemos que era naquela paragem de metro que tínhamos de sair ou quando começamos a pensar que vamos dar a senha das finanças a outra pessoa para que possamos ler mais um bocadinho? Foi assim a leitura deste livro. De supetão, sem intervalo, sem nada pelo meio que me distraísse e uma necessidade extrema de chegar ao fim. Foi assim a leitura deste livro, cheio de frases e pensamentos que quase podiam ser meus, com os quais me identifiquei tanto, mas tanto...

_____________________________________

Por quarenta dias, eu, M*The Daily MiacisMulaMiss FMarcianoAlexandraJPDrama QueenFatia MorCMNathyMJJustAna Rita Garcia M.TeaJust Mom, Carla B.Neurótika Webb e Noqe partilhamos a nossa paixão pela leitura e pelos livros. 


40 comentários

De Just_Smile a 01.02.2016

Tens aí duas sagas que quero ler (vá, três)!

De Just_Smile a 01.02.2016

As brumas de avalon, claro.
O ken Follet, ando a apreciar preços já há um tempo :p
E os Astecas :)

De Magda L Pais a 01.02.2016

ehehehhehe excelentes livros, sem dúvida alguma!

De Nathy ღ a 01.02.2016


A trilogia do Ken deve estar qualquer coisa :) Quem sabe se não leio este ano :)

De Magda L Pais a 01.02.2016

Tens mesmo mesmo que a ler. Sou apaixonada por ela

De A rapariga do autocarro a 01.02.2016

Lá terei que ir até às Brumas!Image

De Magda L Pais a 01.02.2016

Acho bem! é maravilhoso

De JP a 01.02.2016

Cem anos de solidão está na minha lista há séculos!!!
Ah e também tenho na minha lista a sombra do vento!!!
Magda estou mesmo contente pela adesão das pessoas!!!!

De Magda L Pais a 01.02.2016

Também gostei imenso! 


tens de ler - mesmo - esses dois livros. Acredita que valem muito a pena

De Ana a 01.02.2016

As "Brumas de Avalon"...SIM Image Image, também estariam no meu Top 5 se pensasse nele, sem dúvida.
Confesso que devorei "A Sombra do Vento" mas ao mesmo tempo achei que tinha um lado demasiado negro que mexeu comigo e já não li mais nada do autor.
Ando há algum tempo com vontade de ler o "Cem anos de solidão" tenho mesmo que pegar nele.

De Magda L Pais a 01.02.2016

Nenhum Top5 está completo sem as Brumas. Só mesmo de quem nunca leu. eheheh


quando pegares nos Cem anos de Solidão, lê com a árvore da família ao lado, facilita imenso

De O Marciano a 01.02.2016

Cara Magda, desde já os meus parabéns pelo êxito desta iniciativa, que se revela como uma excelente aproximação dos habitantes da Galáxia à leitura, seja qual for o formato. Da sua lista posso afirmar que "Os Cem Anos de Solidão" pertencem ao grupo de ouro da minha pequena Biblioteca.
Saudações Marcianas

De Magda L Pais a 01.02.2016

Gostei tanto de ver participações intergalácticas :D

De Noqe a 01.02.2016

As brumas de Avalon e a trilogia O Século fazem parte da minha wish list. Já li opiniões tão boas a respeito dos dois :) e depois de ler o teu post fiquei ainda mais entusiasmada para os ler.

De Magda L Pais a 01.02.2016

São dos melhores livros de sempre. Tens mesmo de ler

De M* a 01.02.2016

curiosamente tenho Cem Anos de Solidão na estante mas não me recordo de o ter lido. penso que comecei a ler e abandonei. tenho de procurar ler novamente :)

De Magda L Pais a 01.02.2016

é um livro algo complexo. Facilita se for lido com a árvore da família ao lado para se entender os relacionamentos

De Mula a 01.02.2016

Cem anos de solidão. Um dos - poucos -  livros que jaz na minha estante sem ser lido. Dizem-me sempre isso "que é de leitura complicada"... e eu desmoralizo. Odeio coisas complicadas... a verdade é mesmo essa. Mas tenho tanta curiosidade! Ando a ganhar coragem, hoje ainda não é o dia, mas esse dia há-de chegar! Image

De Magda L Pais a 01.02.2016

Não te vou dizer que é de leitura leve. Mas compensa tanto!!! Parte da complexidade vem do facto da família ter, nas várias gerações, nomes iguais, daí eu recomendar que se leia com a árvore genealógica ao lado

De Mula a 01.02.2016

Sim, o meu livro já tem a árvore genealógica incluída, tenho uma amiga minha que teve de a fazer para compreender! ahahaha Um dia destes encho-me de coragem! Image

De Magda L Pais a 01.02.2016

ahahahahahahahah hoje em dia podemos encontrar a dita na internet. Quando eu li, em meados do século passado quando não havia internet, era um cartão que vinha no fim do livro

De Fatia Mor a 01.02.2016

Estive vai não vai para por os cem anos de solidão! Mas depois isto era um top5!!! Ora bolas, devia ser um top 20!!!


Tenho que experimentar a trilogia do Ken Follett. Toda a gente fala maravilhas!

De Magda L Pais a 01.02.2016

acho que esta trilogia é quase um manual de história, sabes? e tem, por detrás, um trabalho de investigação fabuloso. Talvez por isso tenha sido tão bem recebido

Comentar post


Pág. 1/2




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog

calendário

Fevereiro 2016

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
2829