Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Uma Praça em Antuérpia

por Magda L Pais, em 15.03.19

uma praça.jpg

Uma Praça em Antuérpia de Luize Valente

ISBN: 9789896378448

Editado em 2015 pela Saída de Emergência

Sinopse

Há uma saga que ainda não foi contada sobre a Segunda Guerra Mundial: a história de duas irmãs portuguesas, Olívia e Clarice. Olívia casa-se com um português e vai para o Brasil. Clarice casa-se com um alemão judeu e vai morar em Antuérpia, na Bélgica. Ambas vivem felizes, com maridos e filhos, até que a guerra começa e a Bélgica é invadida.

Para escapar da sombra nazi que vai devorando a Europa, a família de Clarice conta com a ajuda de Aristides de Sousa Mendes, o cônsul que salvou milhares de vidas emitindo vistos para Portugal, em 1940, enquanto atuou em Bordéus, França.

A família recebe o visto mas, ao chegar à fronteira de Portugal, um destino trágico a espera... Destino que vai mudar e marcar a vida das irmãs para sempre, por causa de um segredo que só será revelado sessenta anos depois.

Uma história universal, de grandes amores, fatais desamores e intensa fraternidade em tempos de guerra. Arrebatador. – Carolina Floare em Sidney Rezende.

A minha opinião

Quando este livro foi colocado a circular no Livro Secreto fiquei entusiasmada para o ler. Não só por ser sobre a segunda guerra mundial (tema que alimenta milhares de livros e que nunca se esgota) mas porque desde que saiu que fiquei curiosa para ler.

Não vos vou dizer que é o melhor livro do mundo ou sequer o melhor sobre a segunda guerra. Direi apenas que é um excelente livro.

Confesso que me irritou que, logo nas primeiras páginas, se soubesse a verdadeira identidade da gémea. Claro que não sabemos como é que acontece mas sabemos que acontece e isso retirou parte do encanto. Pior ainda é aquele final que me pareceu muito forçado. Sim, eu sei, há coincidências ainda maiores mas aquela... pareceu-me demais (se bem que quase todo o livro é feito de coincidências).

A fuga de Clarice e Theodor está muito bem elaborada e quase que nos sentimos em fuga com eles. Aristides Sousa Mendes surge em duas ocasiões, mostrando - em ambas - a sua profunda bondade que o levou a contrariar as ordens expressas de Salazar.

Uma Praça em Antuérpia tem personagens credíveis e uma escrita que prende  apesar das coincidências em excesso que acabam por estragar um pouco a história. Ainda assim, vale a pena ler e conhecer mais um pouco do que era a vida dos judeus num dos períodos mais negros da história mundial do século XX.

leia aqui as primeiras páginas

Classificação: 

May we meet again

Conheces o meu blog generalista?

Que esperam para me acompanhar no facebook e no instagram?

Autoria e outros dados (tags, etc)


1 comentário

De Genny a 15.03.2019 às 14:11

Boa tarde, Magda!
Já li esse livro e gostei imenso.

Comentar post




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog

calendário

Março 2019

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31