Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Vamos alimentar uma biblioteca?

por Magda L Pais, em 29.09.16

Madeira_Sunset_005.jpg

Esta localidade é Fajã de Ovelha, que fica na Calheta, na Ilha da Madeira. Não sei se sabem mas, para além dos livros, sou também uma apaixonada pela ilha da Madeira.

E foi de lá que recebi este email:

Moro numa zona rural da madeira onde as pessoas não têm grande tempo para leituras e muito menos dinheiro para aquisição dos mesmos.
Com esforço formei um grupo de leitura e empresto os que tenho depois cada um fala do livro que leu ou está a ler.
Como neste momento estou desempregada não me posso dar ao luxo de comprar livros e pensei que talvez nos pudesses oferecer alguns ou até falar com alguns conhecidos que nos possam oferecer.

A zona tal como disse é rural, chama-se Faja da Ovelha e fica no concelho da Calheta. a freguesia tem se cerca de 700 pessoas em que 80% são idosos, porque os mais novos imigram devido á falta de emprego. No inverno o grupo tem cerca de 8/9 pessoas no verão não aparecem mais de 3, pois andam na agricultura até ao anoitecer. 

Onde se junte um leitor e um livro, nasce uma biblioteca. E cada um de nós pode ajudar a alimentá-la. Basta que se pegue num livro - novo, ou que já não se quer, porque já leram, ou porque está repetido (e sim, isto já me aconteceu) ou porque já não pensam ler - e oferecer esse(s) livro(s) para o grupo de leitores da Fajã de Ovelha. Aos poucos, livro a livro, a biblioteca local irá crescer e o gosto pela leitura aumentará certamente.

Da minha parte vou escolher dois ou três e enviar para lá. Quem quiser fazer o mesmo basta que me contacte por email (magda.pais@gmail.com) que eu darei a morada para envio.

Conto convosco?

 

Update: se quiserem enviar directamente para a Junta de Freguesia também o podem fazer. Esta é a morada: 

Junta de freguesia da Fajã da Ovelha 
A/C: Elisabete Lourenço 
Caminho de S. Lourenço,151
9370-362 Fajã da Ovelha

********

Não se esqueçam de participar nos dois passatempos em curso - passatempo Órfão X e Passatempo solidário Pilar

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


3 comentários

De Andy Bloig a 29.09.2016 às 15:54

Quando forem enviar os livros, chegam aos correios e digam que querem enviar por correio Livro. Não fechem as embalagens em casa. 
Chegam ao posto de correios, mostram a embalagem aberta, escrevem do lado de fora (por cima do destinatário) "Contém Livros" (em letras grandes e se possível de outra cor em relação à embalagem), fecham e a pessoa dos correios tem de registar o saco/caixa como Livro (não digam editorial, se apanham algum funcionário dos correios mais arrogante vai dizer que tem de enviar em correio normal). Fica em cerca de 2 euros por kg. Não podem passar dos 2kg em cada saco/caixa. 

De Anónimo a 09.11.2016 às 22:20

Olá, só quero esclarecer que nos correios são obrigados a deixar qualquer pessoa enviar livros. Se algum funcionário não deixar, pede-se para chamar o chefe da estação. Se for o próprio chefe da estação a recusar, pede-se o livro de reclamações. É que isso está escrito em regulamentos da empresa, desde que a embalagem não vá selada. Eu costumo pôr um cordel com um laço a prender. Não preciso de mostrar o que vai dentro da embalagem, a não ser que mo peçam. E pode-se enviar livros até 5 quilos, sendo que a partir dos dois quilos, o valor por quilo adicional é de 0,85 euros por quilo e acresce IVA ao valor final, o que não acontece até aos dois quilos.

De Magda L Pais a 10.11.2016 às 11:06

boas dicas! obrigado!

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog

calendário

Setembro 2016

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930