Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Voar no Quarto Escuro

por Magda L Pais, em 18.09.19

47964693._SY475_.jpg

Voar no Quarto Escuro de Márcia Balsas

ISBN: 9789898866646

Editado em 2019 pela Editora Minotauro

Sinopse

«Sou eu a minha prisão, agora. Até acordar cercada por grades, algures.»

Eduarda apenas sonhara em refazer a sua vida após a morte do marido, que a deixou sozinha no mundo com uma filha adolescente. Não desconfiou que essa nova casa, com um novo companheiro, a conduziria a uma vida de violência, destinada ao esquecimento. Anos de submissão encaminham-na para uma noite de tempestade.

Este é o momento em que as paisagens tão dissonantes da vida de seis mulheres se entrelaçam de uma forma inegável, numa demanda pelo significado da vida. Mães, filhas, amigas, amantes, casas devastadas pela dúvida e pela loucura - todas obrigadas a enfrentar o medo de voar no quarto escuro.

A minha opinião

A Márcia é uma das grandes culpadas pelo estado lastimoso da minha estante da vergonha. E, como se não lhe bastasse dar bons conselhos de leitura, agora escreve. Teria piada dizer que escreve mal mas o problema é que o raio da rapariga não faz coisas mal. Recomenda bons livros e escreve bem. Para mal dos meus pecados e da minha estante da vergonha.

Ninguém merece!

Voar no Quarto Escuro leva-nos numa viagem emotiva pelos medos e desejos de seis mulheres ligadas entre si, nalguns casos sem que o saibam. Entre os dilemas e as certezas de cada uma enquanto a vida avança, nós - leitores e espectadores - não conseguimos encerrar o livro enquanto não lemos as últimas páginas (tanto que o li em menos de um dia....)

E mesmo depois do livro terminado, estas mulheres com quem nos cruzamos no quarto escuro, continuam a sua vida na nossa imaginação. Para mim, principalmente Adelaide, a personagem que mais me disse, que senti melhor (se é que isto vos faz sentido) e aquela que gostaria de encontrar no próximo livro.

Apesar de ser o primeiro livro, Voar no Quarto Escuro mostra-nos a versatilidade da Márcia que - como ela disse no lançamento - é apenas uma mas conseguiu criar seis mulheres fortes, diferentes entre si com personalidades distintas. A escrita é irrepreensível, simples e fluida. 

E a capa... impossível não falar nesta capa que é - literalmente - o livro resumido numa só imagem. É a capa perfeita para um livro quase perfeito (só lhe faltava ter mais páginas para ser perfeito, porque assim foi lido demasiado depressa)

(tenho que dizer que ando com muito pouca inspiração para escrever... que me perdoem a Márcia e os outros autores que leio, bem como os que por aqui passam)

Classificação: 

May we meet again

Conheces o desafio de escrita dos Pássaros?

Já nomeaste os teus blogs favoritos para os Sapos do Ano 2019?

 Que esperam para me acompanhar no facebook e no instagram?

Conheces o meu blog generalista?

Autoria e outros dados (tags, etc)


3 comentários

De Sara a 18.09.2019 às 12:44

Olá,
Peço desculpa por trazer um assunto que nada tem que ver, mas acabei de ler este post do Pedro Neves com uma situação muito grave a passar-se com alguém aqui dos blogs Sapo: https://horizonteartificial.blogs.sapo.pt/insanidade-262396. Pensei que alguém pudesse conhecer ou já ter-se cruzado virtualmente com esta pessoa e nesse caso fica o alerta. 

De marcia a 22.09.2019 às 12:04

Obrigada por esta partilha, Magda.

Comentar post




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog

calendário

Setembro 2019

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930